Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

"Única preocupação é salvar vidas". OMS responde a Donald Trump

15 abr, 2020 - 15:55 • Lusa

Estados Unidos vão suspender a contribuição do país para a OMS, justificando a decisão com a “má gestão” da pandemia por parte da OMS.

A+ / A-

A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem como “única preocupação” ajudar os países na luta contra a pandemia de Covid-19 e “salvar vidas”, disse o diretor-geral após os Estados Unidos terem anunciado a suspensão do financiamento à OMS.

“Não há tempo a perder. A única preocupação da OMS é ajudar todas as pessoas a salvar vidas e acabar com a pandemia de Covid-19", escreveu Tedros Adhanom Ghebreyesus na rede social Twitter, sem mencionar a decisão do Presidente norte-americano Donald Trump.

O diretor-geral da OMS optou por partilhar na sua conta do Twitter várias mensagens de apoio de celebridades, políticos e especialistas.

“Trabalhei na OMS por 10 anos na varíola, poliomielite, cegueira, tsunamis (ajuda nas vítimas). Trabalhei com seis diretores-gerais. Para mim, Tedros e Gro Brundtland foram os melhores. Existe uma verdadeira campanha política contra Tedros”, referiu o epidemiologista norte-americano Larry Brilliant.

Na terça-feira, Donald Trump anunciou que os Estados Unidos vão suspender a contribuição do país para a OMS, justificando a decisão com a “má gestão” da pandemia de Covid-19 pela agência da ONU.

“Ordeno a suspensão do financiamento para a Organização Mundial da Saúde enquanto estiver a ser conduzido um estudo para examinar o papel da OMS na má gestão e ocultação da disseminação do novo coronavírus”, disse Donald Trump.

O Presidente dos Estados Unidos referiu que o país contribuiu com “400 a 500 milhões de dólares por ano” (entre 364 e 455 milhões de euros) para a OMS, em oposição aos cerca de 40 milhões de dólares (mais de 36 milhões de euros), ou “ainda menos”, que Trump estimou que fosse o investimento da China naquela organização.

A OMS rejeita as acusações de favorecimento à China e alega ajustar as suas recomendações ao receber informações científicas sobre o comportamento do novo coronavírus, a sua transmissão e os meios de combatê-lo.

"A OMS não faz política", insistiu Tedros Adhanom Ghebreyesus

A decisão norte-americana já foi criticada pelas Nações Unidas, China, Rússia, União Europeia e União Africana, bem como pelo co-fundador da Microsoft, Bill Gates, cuja fundação é o primeiro colaborador privado do orçamento da OMS, com sede em Genebra.

A pandemia de Covid-19 já provocou quase 127 mil mortos e infetou mais de dois milhões de pessoas em 193 países e territórios.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • two_two
    15 abr, 2020 20:10
    Sempre haverá factos negros na história da humanidade.

Destaques V+