Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Crime contra a Humanidade”.​ Comunidade científica condena corte de Trump à OMS

15 abr, 2020 - 15:33 • Dina Soares

Donald Trump está a ser alvo das mais duras críticas devido à sua decisão de cortar o financiamento norte-americano à Organização Mundial de Saúde por descordar da forma como a instituição tem gerido a pandemia de covid-19.

A+ / A-

Veja também:


“Um crime contra a Humanidade”, “um ato condenável que irá custar muitas vidas”. São frases usadas pelos mais importantes especialistas na área da saúde para classificar a decisão do Presidente norte-americano de cortar o financiamento à Organização Mundial de Saúde (OMS).

Donald Trump anunciou, esta terça-feira ao fim do dia, a sua decisão de suspender a contribuição do seu país para a OMS durante um período de 60 a 90 dias, a fim de avaliar o papel da instituição, que acusa de ter administrado muito mal esta crise, contribuindo para encobrir a disseminação do vírus.

Esta decisão do maior contribuinte singular para a OMS está a ser condenada em todo o mundo.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, já veio dizer que a OMS é absolutamente essencial no esforço global para vencer a guerra contra a covid-19 e que não é o momento de cortar fundos ou apontar erros. "Quando virarmos a página, haverá tempo para olharmos para trás, percebermos como é que esta doença surgiu e se espalhou tão rapidamente e de que forma todos os envolvidos reagiram à crise”, afirmou Guterres.

“Traição atroz contra a solidariedade global”

Numa mensagem publicada no Twitter, Richard Horton, director da importante revista médica The Lancet, deixa um apelo: “Todos os cientistas, todos os trabalhadores da área da saúde, todos os cidadãos devem resistir e rebelar-se contra esta traição atroz contra a solidariedade global.”

Richard Horton considera que cortar fundos à OMS em plena pandemia de Covid-19 representa “um crime contra a Humanidade”.


Do mundo universitário chegam também condenações vigorosas à decisão de Trump. Amesh Adalja, professor catedrático no Centro de Segurança na Saúde da Universidade Johns Hopkins, reconhece que a OMS cometeu erros e talvez precise de algumas reformas, mas agora não é a altura certa para as fazer.

Nahid Bhadelia, médico infeciologista e professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Boston, considera que “este corte é um completo desastre já que a OMS é um parceiro técnico global, uma plataforma através da qual os países partilham informação e tecnologia, é o nosso olhar na mira contra esta pandemia”.

Portugal também já condenou a decisão do presidente norte-americano. Para o ministro dos Negócios Estrangeiros, “é tempo de apoiar a OMS e não de a enfraquecer”.


OMS acusada de grande deferência com a China

A Organização Mundial de Saúde tem estado debaixo de fogo devido a alguns aspetos da sua ação nesta crise. Trump acusa a OMS de ser muito deferente com a China, especialmente tendo em conta a supressão inicial de informação por parte do Partido Comunista Chinês e a penalização de quem denunciou a situação.

O aspeto mais criticado é a informação transmitida a 14 de janeiro, segundo a qual “as investigações preliminares conduzidas pelas autoridades chinesas não encontraram provas claras de transmissão entre seres humanos”.

Embora, nos briefings técnicos realizados na mesma altura, a OMS tenha dito aos seus parceiros que a transmissão entre humanos era uma forte possibilidade, tendo em conta a experiência passada com outros coronavírus, e que era, portanto, aconselhável tomar medidas de precaução.

A decisão de Donald Trump só recebeu o apoio de Taiwan – excluído da OMS por pressão da China – e de Joshua Wong, ativista pró-democracia de Hong Kong, que considera a OMS como “um braço da diplomacia chinesa”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pois acontece
    15 abr, 2020 Lisboa 19:43
    Uma coisa é certa: se a OMS quisesse o novo corana virus tinha ficado confinado apenas à China, sobre não há dúvidas!
  • Nelson Soares
    15 abr, 2020 Castanheira do Ribatejo 16:10
    Crime contra a Humanidade é o que faz a OMS e outras organizações mundiais que estão ao serviço do Aborto, LGBT....

Destaques V+