Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus. Registada segunda vítima mortal nos EUA

02 mar, 2020 - 08:20 • Redação com Lusa

A Indonésia confirma os dois primeiros casos. Epidemia já matou mais de três mil pessoas a nível mundial.

A+ / A-

As autoridades norte-americanas confirmaram a morte de um segundo paciente devido ao novo coronavírus. A vítima é um homem de 70 anos, com problemas de saúde que o tornavam num paciente de risco, revelou o Departamento de Saúde Pública do Condado de King, em Seattle.

No sábado, as autoridades tinham anunciado a morte de um homem, com cerca de 50 anos, cuja saúde já era frágil antes mesmo de contrair o vírus. As duas mortes ocorreram no estado de Washington, na costa oeste do país.

O anúncio da segunda morte nos Estados Unidos aconteceu horas depois de o governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, ter informado que foi detetado o primeiro caso de Covid-19 no estado.

"Descobrimos o primeiro caso positivo de coronavírus no estado de Nova Iorque. A paciente, uma mulher de 30 anos, contraiu o vírus enquanto viajava no Irão, estando atualmente em isolamento em casa.

No mesmo dia, o Departamento de Saúde do estado vizinho de Rhode Island relatou o primeiro caso de coronavírus na região, que foi confirmado pelas autoridades locais e está pendente de ratificação pelo Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA.

Segundo as autoridades locais, o infetado de Rhode Island, de cerca de 40 anos, viajou para a Itália em meados de fevereiro e está a receber tratamento num hospital norte-americano.

Indonésia confirma primeiros casos

O Presidente indonésio anunciou os dois primeiros casos positivos do coronavírus Covid-19 no país, explicando que se trata de cidadãos que estiveram em contacto com visitantes japoneses na Indonésia.

Citado pelo jornal “Kompas”, Joko Widodo disse que a mulher de 64 anos e a sua filha de 31 anos, agora hospitalizadas, estiveram em contacto com dois japoneses que foram rastreados na Malásia, onde se comprovou que tinham o vírus.

"Foi verificado e esta manhã recebi um relatório do ministro da Saúde de que essa mãe e filha deram positivo no vírus", referiu Jokowi, como é popularmente conhecido.

Estes são os primeiros dois casos positivos no quarto país mais populoso do mundo e somam-se a casos de indonésios que já tinham dado positivo ao vírus noutros países.

A epidemia de Covid-19, que teve origem na China, em dezembro de 2019, já infetou mais de 86 mil pessoas em 53 países de cinco continentes, das quais morreram cerca de três mil.

Na Europa, Itália é o país mais atingido pelo surto, com 17 mortos e 605 infetados.

A Organização Mundial de Saúde aumentou para muito elevado o nível de ameaça causado pelo novo coronavírus, que pode causar infeções respiratórias como pneumonia.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+