Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Nações Unidas

Coronavírus. Guterres pede à comunidade internacional para evitar alarmismo

28 fev, 2020 - 23:00

"É o momento para estarmos preparados, totalmente preparados", declarou o secretário-geral da Organização das Nações Unidas.

A+ / A-

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, apelou esta sexta-feira à comunidade internacional para evitar o alarmismo em relação à epidemia do Covid-19, considerando, no entanto, que os países devem estar preparados para conter o surto. “Este não o momento para pânico, é o momento para estarmos preparados, totalmente preparados”, disse António Guterres, citado pela agência espanhola Efe.

O secretário-geral da ONU falava aos jornalistas após a Organização Mundial de Saúde (OMS) ter elevado o risco de expansão global do novo coronavírus de “alto” para “muito alto”, no mesmo dia em que foi confirmado, na Nigéria, o primeiro caso de contágio na África Subsaariana.

Guterres realçou que a comunidade internacional deve “fazer tudo o que seja possível” para conter a epidemia do Covid-19, sem “estigmas e respeitando os direitos humanos”.

A OMS aumentou hoje para “muito elevado” o nível de ameaça do novo coronavírus, que já infetou cerca de 79.000 pessoas na China e mais de 5.000 no resto do mundo. O diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que os epidemiologistas da OMS acompanharam em permanência os desenvolvimentos da infeção por SARS-CoV-2, doença denominada Covid-19, e foi decidido aumentar a avaliação do risco de propagação e do risco de impacto para o nível mais alto.

Ghebreyesus avançou ainda que mais de 20 vacinas estão a ser desenvolvidas em todo o mundo e que vários produtos terapêuticos estão a ser testados, sendo os primeiros resultados esperados em "algumas semanas".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+