Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Alterações climáticas

O janeiro mais quente e recorde de temperatura na Antártida

14 fev, 2020 - 01:58 • Redação com agências

A Rússia, partes da Escandinávia e a região oriental do Canadá foram as zonas do planeta onde a subida da temperatura mais se fez sentir, com mais 5 graus em relação à média do século XX.

A+ / A-

O mês passado foi o janeiro mais quente desde que há registo, tanto em terra como nos oceanos, indica a Administração Atmosférica e Oceânica Nacional (NOAA, na sigla inglesa).

As temperaturas médias verificadas em janeiro foram as mais elevadas nos últimos 141 anos naquele mês, quando os dados começaram a ser compilados.

De acordo com a NOAA, em janeiro de 2020 a temperatura média foi 1,14 graus Celsius mais elevada do que a média do século XX, de 12 graus Celsius.

Este valor ultrapassa em 0,02 graus o anterior máximo, que tinha sido atingido em 2016.

A Rússia, partes da Escandinávia e a região oriental do Canadá foram as zonas do planeta onde esta subida da temperatura mais se fez sentir, com mais 5 graus em comparação com a média do século XX.

Este recorde de temperatura em janeiro acontece depois de um 2019 que foi o segundo ano mais quente desde que há registo.

Entretanto, a Antártida começou o mês de fevereiro com o que pode ser considerada uma onda de calor para aquela região do mundo, com as temperaturas a chegaram aos 20,75 graus Celsius, pela primeira vez, no domingo passado.

Carlos Schaefer, do projeto Terrantar, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), disse ao jornal "The Guardian" que os cientistas estão a acompanhar as temperaturas em muitos pontos do globo, "mas nunca vimos nada parecido".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • meaw
    14 fev, 2020 14:18
    Graças a belzebú e aos seus anjos, que a Antárctida é aqui mesmo ao lado. Por isso nem tem havido frio. Nem chuva.
  • Desabafo Assim
    14 fev, 2020 09:39
    No início ninguém recebia a história do aquecimento global sem um pequeno sorriso, mas com a repetição a mentira passou a ser verdade e a servir de engano aos jovens. Em nada alterará o destino do mundo neste preciso mais mento deicharem de botar fumo para a atmosfera, mas todos sabem isso porque enganam os jovens?

Destaques V+