Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Índia confirma primeiro caso de infeção pelo coronavírus

30 jan, 2020 - 09:30 • Redação com agências

O último balanço das autoridades subiu o número de mortos para 170 e o total de infetados é superior a 7.700 casos.

A+ / A-

O Ministério da Saúde da Índia anunciou o primeiro caso do novo coronavírus (2019-nCoV) no estado de Kerala, no sul do país.

Segundo as autoridades indianas, um aluno que estava a estudar na Universidade de Wuhan, na cidade de Wuhan, a mais atingida pelo surto do vírus, apresentou resultado positivo.

O ministério indiano referiu na nota que o jovem está isolado e a ser vigiado num hospital. Não ficou claro quando regressou.

A China elevou para 170 mortos e mais de 7.700 infetados o balanço de vítimas do novo coronavírus detetado no final do ano em Wuhan, capital da província de Hubei (centro).

Os passageiros que viajaram para a China recentemente estão a ser vigiados em relação aos sintomas característicos provocados pelo novo coronavírus, em pelo menos 20 aeroportos indianos.

O Ministério da Saúde indiano afirmou que todas as enfermarias com isolamento do país foram alertadas para se prepararem para um possível surto.

O Governo indiano disse, na quarta-feira, que planeia realizar dois voos para retirar os seus cidadãos da província de Hubei, na China, e isolá-los por 28 dias em Nova Deli. A tutela está a planear transportar apenas aqueles que não parecem ter sintomas da gripe, a fim de minimizar o risco da infeção se espalhar.

Um avião de uma companhia portuguesa foi fretado para repatriar europeus que estão no epicentro do surto de coronavírus, na China. O Airbus A380, o maior avião comercial do mundo, deverá partir do aeroporto de Beja, esta quinta-feira de manhã.

O aparelho da companhia aérea Hi Fly está a ser preparado para a longa viagem até ao coração da China. O destino será a capital da província de Hubei, onde já morreram dezenas de pessoas e milhares foram infetadas com o novo coronavírus.

O Airbus A380 foi fretado pelo Governo francês.
O comandante da Hi Fly indicou que deverão ser repatriadas 350 pessoas, incluindo cidadãos portugueses.
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+