Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Aung Suu Kyi recebida como heroína em Myanmar

14 dez, 2019 - 12:30

Enquanto as críticas internacionais à Nobel da Paz aumentam de tom, pela sua defesa do país contra acusações de genocídio, a líder birmanesa consolida o seu estatuto interno.

A+ / A-
Aung Suu Kyi nega acusações de genocídio e é recebida como heroína na Birmânia
Aung Suu Kyi nega acusações de genocídio e é recebida como heroína na Birmânia

Milhares de pessoas saíram às ruas da capital de Myanmar (antiga Birmânia), este sábado, para saudar a primeira-ministra que passou os últimos dias em Haia a defender o seu país de acusações de genocídio no Tribunal Penal Internacional.

Aung Suu Kyi fez questão de marcar pessoalmente presença no Tribunal onde negou que as forças armadas birmanesas tenham massacrado intencionalmente milhares de membros da comunidade rohingya, no Estado de Rakhine. Perante os juízes disse que a situação naquele Estado era muito complexa e que poderá ter havido excessos, mas que não houve uma campanha orquestrada para perseguir os membros daquela minoria étnica.

A acusação foi feita pela Gâmbia, um estado africano que disse ser sua obrigação, à luz do direito internacional, colocar um processo contra Myanmar por causa deste assunto, sublinhando que 730 mil rohingyas, que são muçulmanos num país de esmagadora maioria budista, tiveram de fugir para o Bangladesh.

Enquanto o seu carro passava nas ruas da capital Naypyitaw Aung Suu Kiy acenou à multidão que gritava o seu nome.

“A Mãe Suu foi ao tribunal em nome do país”, disse o agricultor Khin Maung Shwe, em declarações à Reuters, clarificando depois que “de facto a acusação é contra o exército, mas ela assumiu a responsabilidade, enquanto líder da nação.”

A presença da líder no Tribunal Penal Internacional, a responder por acusações de genocídio, é particularmente irónica, tendo em conta que Aung Suu Kiy é prémio Nobel da Paz. O facto não tem passado despercebido, com muitos críticos a pedir que o Comité Nobel lhe retire a distinção.

Essas críticas não chegam, porém, a Myanmar, onde a atitude de Suu Kiy lhe tem dado um estatuto de heroína nacional.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+