Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Líder do Estado Islâmico abatido. “É um golpe muito profundo”, diz Rui Pereira

28 out, 2019 - 08:51 • Redação

Uma operação norte-americana na Síria levou à morte de al-Baghdadi. Ataque foi levado a cabo na noite de sábado para domingo.

A+ / A-

O Presidente americano garante que o líder do autodenominado Estado Islâmico (EI) foi morto na Síria. À Renascença, Rui Pereira, antigo ministro da Administração Interna e especialista em segurança e criminalidade, não acredita que seja o fim da rede terrorista, mas fala dum golpe muito forte.

“Neste caso, a morte deste líder pode significar, não a morte definitiva do terrorismo de inspiração fundamentalista, mas de um golpe muito, muito profundo no Estado Islâmico que já estava enfraquecido por causa da perda da sua base territorial”, sublinhou.

Foi Abu Bakr al-Baghdadi quem anunciou a criação do alegado "califado" em áreas do Iraque e da Síria. Milhões de seguidores acreditavam que ele era descendente da tribo do profeta Maomé e foi sob a sua orientação direta ou inspiração do autodenominado Estado Islâmico semeou o terror ao longo dos últimos anos, não só no Médio Oriente, mas em atentados um pouco por todo o mundo.

Donald Trump. "Abu Bakr al-Baghdadi está morto"
Donald Trump. "Abu Bakr al-Baghdadi está morto"

Rui Pereira acredita que desta vez a morte de al-Baghdadi é para levar a sério, embora deixe algumas críticas ao tom usado pelo Presidente do Estados Unidos.

“Mais uma vez, o comentário do sr. Trump seja um pouco desfasado”.

“Morreu como um cão, como um covarde”, disse Donald Trump em conferência de imprensa. Ao confirmar o ataque, o Presidente indicou que o chefe do Estado Islâmico havia detonado um “casaco” de explosivos que vestia.

“As forças especiais dos EUA executaram um perigoso e ousado ataque noturno no noroeste da Síria e cumpriram a sua missão em grande estilo", garantiu.

O porta-voz do grupo Estado Islâmico (EI) também foi morto num novo ataque no norte da Síria, indicou um oficial das forças curdas, após a morte revelada por Washington do chefe da organização ultrarradical islâmica.

Abu Hasan Al-Muhajir foi “alvejado” na aldeia de Ain al-Bayda, na província de Alepo, no norte da Síria.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+