Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fundação Bill e Melinda Gates

Combate à malária. 6.400 mosquitos geneticamente modificados libertados em África

03 set, 2019 - 10:54 • Redação

Os mosquitos machos, esterilizados geneticamente, são libertados no habitat natural, mas sem poder de reprodução.

A+ / A-

Mosquitos geneticamente alterados que ajudam na luta contra a malária. Uma realidade ou um mero sonho científico?

O projeto "Target Malaria", financiado pela Fundação Bill e Melinda e por outras 13 instituições públicas e privadas, parece ter transformado o sonho científico em realidade, apesar de haver ainda alguma relutância por parte dos grupos ambientais e da própria comunidade científica, avança o jornal espanhol El País.

No início de julho, 6.400 espécimes masculinos do mosquito Anopheles Gambiae, estéreis devido a uma alteração genética introduzida pela ação humana, foram libertados numa cidade do Burkina Faso, na África Ocidental.

Trata-se apenas de um teste que agora aguarda os primeiros resultados, mas a ideia de que a doença pode ser combatida com uma alteração genética está a ganhar força.

Em 2017, a malária afetou 219 milhões de pessoas, causando 435.000 mortes.

Os dados são da Organização Mundial de Saúde (OMS), que avança também que 90% das mortes ocorreram no continente africano, afetando principalmente crianças com menos de cinco anos.

A modificação é introduzida nos machos porque a autoria das picadas mortais é das fêmeas da espécie.

O parasita é transmitido ao ser humano através da picada de uma fêmea de várias espécies de mosquitos do género Anopheles, que precisam do sangue para amadurecer os ovos que carregam no interior, uma vez fertilizados.

O homem luta há vários séculos contra este inimigo através de medicamentos, repelentes, pulverizadores, redes mosquiteiras e, há alguns meses, com uma vacina desenvolvida em Moçambique, com apoio espanhol.

O projeto "Target Malaria", agora lançado, surge como uma alternativa aos métodos já usados.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+