Tempo
|
A+ / A-

Estudo

Quase 50 milhões de pessoas vão morrer em 2060 sem cuidados paliativos

23 mai, 2019 - 06:16 • Lusa

Investigadores esperam ajudar os decisores a adotarem políticas que aliviem o sofrimento de doentes e evitem o enfraquecimento dos sistemas de saúde.

A+ / A-

Cerca de 50 milhões de pessoas em todo o mundo vão morrer em 2060 sem cuidados paliativos, quase o dobro face a 2016, segundo estimativas de um estudo hoje divulgado, com a participação da investigadora portuguesa Bárbara Gomes.

O estudo, publicado em “The Lancet Health”, estima que 48 milhões de pessoas vão morrer em sofrimento na sequência de um problema de saúde, sendo que a larga maioria (83%) em países pobres ou em desenvolvimento.

Os 48 milhões de pessoas representam quase metade (47%) do total de mortes no mundo, de acordo com as projeções feitas por investigadores do King's College London, no Reino Unido, incluindo Bárbara Gomes, especialista em cuidados paliativos que leciona na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

Com este trabalho, os autores esperam ajudar os decisores a adotarem políticas que aliviem o sofrimento de doentes e evitem o enfraquecimento dos sistemas de saúde.

Segundo o estudo, serão os mais idosos, com mais de 70 anos, que sofrerão mais devido a doenças graves, com o cancro a contribuir, em 2060, para a morte de 16 milhões de pessoas.

Um total de seis milhões de doentes com demência morrerá, em 2060, em sofrimento, apontam as projeções.

Para os países ricos, os investigadores estimam, em termos gerais, a morte em 2060 de três milhões de pessoas com necessidades de cuidados médicos paliativos, um aumento de 57% comparativamente a 2016.

Um dos coautores do estudo, Richard Harding, citado em comunicado, estima que apenas 14% das pessoas com necessidades em todo o mundo recebem efetivamente cuidados paliativos, a maioria nos países ricos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • me too
    23 mai, 2019 11:13
    Haverá sempre uns idiotas a fazer "estudos". Haverá sempre outros idiotas "não estudiosos" a olhar «para o palácio». Em Portugal nunca houve Investigação: houve (e haverá) uns garatujos. A tese para Catedrático de João Cid dos Santos, intencionalmente, intitulava-se «Com facas e colheres». Se não sabem quem foi o Homem, aprendam.

Destaques V+