Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Taiwan rejeita apelo da China para reunificação

02 jan, 2019 - 11:40 • Lusa

Pequim considera Taiwan uma província chinesa, e defende a "reunificação pacífica", mas ameaça "usar a força", caso a ilha declare independência.

A+ / A-

A líder taiwanesa, Tsai Ing-wen, rejeitou esta quarta-feira o apelo do presidente chinês, Xi Jinping, para uma reunificação pacífica com a China comunista, sob a política "um país, dois sistemas", que vigora em Macau e Hong Kong.

Tsai afirmou que Pequim se deve "conformar com a existência" da República de Taiwan, em declarações à imprensa, na sequência de um discurso no qual Xi avisou que ninguém pode parar a reunificação.

O princípio 'um país, dois sistemas' garante autonomia às regiões administrativas especiais de Macau e Hong Kong, exceto em questões de defesa e relações externas.

Pequim considera Taiwan uma província chinesa, e defende a "reunificação pacífica", mas ameaça "usar a força", caso a ilha declare independência.

Taiwan, a ilha onde se refugiou o antigo governo chinês depois do Partido Comunista tomar o poder no continente em 1949, assume-se como República da China, e funciona como uma entidade política soberana.

Num discurso dirigido a Taipé, Xi voltou a avisar que a China "tomará todas as medidas necessárias" contra "forças externas" e "separatistas" que se oponham à reunificação pacífica.

Mas Tsai garantiu que o povo taiwanês "deseja manter-se autónomo" face à República Popular da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+