Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Suu Kyi devia demitir-se", defende alto comissário dos direitos humanos

30 ago, 2018 - 18:12

Zeid Ra'ad al Hussein considera que a Nobel da Paz se tornou na "porta-voz dos militares birmaneses", acusados de massacrar a minoria rohingya.

A+ / A-
Aung Suu Kyi. Quem é a Nobel da Paz acusada de esquecer os direitos dos rohingya?
Aung Suu Kyi. Quem é a Nobel da Paz acusada de esquecer os direitos dos rohingya?

Aung San Suu Kyi deve demitir-se da liderança do governo de Myanmar devido à violenta campanha militar contra a minoria rohingya, defende Zeid Ra'ad al Hussein, o ainda alto comissário das Nações Unidas para os direitos humanos.

A Nobel da Paz deveria regressar a prisão domiciliária em vez de estar a desculpar as forças armadas, afirma Al Hussein em entrevista à BBC.

“Ela estava em posição de fazer alguma coisa. Ela podia ter ficado calada ou, ainda melhor, podia ter apresentado a demissão”, afirma o alto comissário.

“Não havia necessidade de Aung San Suu Kyi ser a porta-voz dos militares birmaneses. Não tinha que dizer que isto era um icebergue de desinformação, que eram fabricações”, lamenta Al Hussein.

Um relatório da ONU revelado esta semana pede, explicitamente, às autoridades de Myanmar para enfrentarem as acusações de genocídio devido à repressão brutal contra os muçulmanos rohingya no ano passado.

Cerca de 700 mil rohingya fugiram da repressão militar no Estado de Rakhine, no oeste do país, para o vizinho Bangladesh, segundo agências da ONU. Juntaram-se a quase 200 mil rohingya que já viviam em acampamentos há anos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+