Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Schiaparelli caiu em Marte sem dar sinal de vida

21 out, 2016 - 18:27

O módulo europeu ainda entrou em órbita do planeta vermelho, mas acabou por despenhar-se.

A+ / A-

Está confirmado. O módulo Schiaparelli despenhou-se em Marte e pode mesmo ter explodido. A informação é da Agência Europeia Espacial.

A sonda europeia ainda entrou em órbita do planeta vermelho, mas acabou por despenhar-se. Segundo imagens da NASA, o Schiaparelli terá feito uma "queda livre" nos últimos dois a quatro quilómetros da viagem, porque o paraquedas e o sistema jato que permitiria uma aterragem suave falharam.

Apesar do falhanço, os cientistas da ESA estão confiantes de que vão conseguir reconstruir o processo com grande precisão a partir do momento em que a sonda perdeu o contacto nos últimos seis minutos em que viajou mais perto do planeta.

O que correu mal a bordo ainda está a ser apurado. Sabe-se, pela posição onde se encontra, que o Schiaparelli ficou a mais de cinco quilómetros do ponto previsto para a aterragem.

Os peritos vão tentar descodificar todos os dados registados pelo módulo ao longo do processo de descida para o planeta e relacionar estes dados com as medições que foram feitas por um gigantesco rádio-telescópio localizado na India.

Logo na quarta-feira à noite, o director de voo da Agência Espacial Europeia admitia que a perda de sinal não era um bom indicador, mas desvalorizou: afinal, o que estavam a fazer “era um teste”.

O Schiaparelli viajou durante sete meses e fez cerca de 500 milhões de quilómetros até chegar a Marte. É o segundo falhanço da agência europeia em pouco mais de 10 anos. O Beagle 2 também explodiu em Marte.

[notícia corrigida às 22h10 - módulo em queda livre nos últimos quilómetros e não módulo caiu a dois quilómetros/hora]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Miguel
    23 out, 2016 lisboa 04:35
    Naufragaram muitas caravelas até descobrirmos o mundo.
  • joao
    22 out, 2016 lisboa 12:09
    Assim se esbanjam biliões e mais biliões € a brincar as estrelas e planetas, e o povo a morrer de fome e miséria neste planeta terra cada vez mais mal frequentado
  • António Costa
    22 out, 2016 Cacém 11:35
    "...o paraquedas e o sistema jato que permitiria uma aterragem suave falharam.." é uma tristeza. Há 25 anos a NASA já publicava artigos sobre o clima em Marte. Enquanto as sondas da NASA se sucedem, a ESA ainda não conseguiu uma única pousar uma única sonda em Marte.
  • MP
    22 out, 2016 Estoril 11:17
    O Beagle 2 não explodiu!!! Essa sonda aterrou em Marte mas não conseguiu abrir os paineis solares por completo.
  • Adam
    22 out, 2016 Coimbra 11:02
    Viajou sete meses e fez 500 milhões de quilometros até chegar a Marte. Isto dá uma média de apróximadamente 99206 Km/h. Ora, o record de velocidade registado até hoje é de 28,000Km/h e pertence ao Columbia Space Shuttle, isto foi o pico momentaneo registado, era impossível manter essa velocidade de cruzeiro, durante sete meses então era impensável mesmo. A minha pergunta é, como é que esta sonda atinge uma velocidade constante destas? E já agora, porque é que estas sondas rebentam sempre? E quando não rebentam porque razão é que o material que recolhem se resume sempre a meia dúzia de fotos de qualidade duvidosa que as pessoas aceitam porque não têm termo comparativo possível? Se são fotografias genuinas, porque raio é que a maior parte delas parecem (são!) modelos virtuais onde é fácil identificar técnicas gráficas como o pixel shading e bump mapping? A sério, são só algumas perguntas que gostaria de deixar no ar e que gostaria de ver respondidas na eventualidade de me estar a escapar qualquer coisa.
  • eu
    22 out, 2016 portugal 10:10
    "queda livre" nos últimos dois a quatro dois quilómetros da viagem, Portugues sff
  • Nuno
    22 out, 2016 Australia 09:32
    Esta sonda tinha tecnologia portuguesa a bordo. Sera que foi por isso que falhou? Nacao falhada, nacao de falhados, nacao com tecnologia falhada! Tem tudo a ver.
  • Marte aos marcianos!
    22 out, 2016 lisboa 04:34
    O marcianos não querem lá terráqueos... Deram-lhe logo uma cacetada.
  • Manuel Simao
    21 out, 2016 Porto 23:47
    Quem é responsável por esta azelhice? Uma vergonha que custou muito cara à UE: Se corresse bem, não faltariam candidatos à glória. Uma vergonha...
  • Pereira
    21 out, 2016 Peso da Régua 20:54
    "Schiaparelli terá feito uma "queda livre" superior a dois quilómetros/hora" ... Fantástico!! Com esta queda livre tão "rápida" deve andar a flutuar.

Destaques V+