A+ / A-

Trump baixa nível de segurança a ex-diretor da CIA

15 ago, 2018 - 20:07

John Brennan fica sem acesso a informações secretas.

A+ / A-

O Presidente dos Estados Unidos retirou o nível de segurança a John Brennan, um antigo diretor da CIA.

A notícia foi confirmada aos jornalistas pela porta-voz da Casa Branca.

Sarah Sanders leu um comunicado de Donald Trump em que este lembra que tem como missão “proteger as informações secretas do país e controlar o seu acesso”.

A possibilidade de retirar o acesso a Brennan já vinha sendo falado desde julho, mas só agora foi efetivado.

É uma medida sem precedentes de um Presidente norte-americano. É hábito os anteriores diretores da CIA manterem os acessos, até para aconselharem os sucessores.

Segundo a CNN, Dan Coats, o atual diretor dos serviços secretos, não foi consultado por Trump para a tomada desta decisão.

Desde que deixou o cargo no FBI, Brennan tem feito muitas críticas à Administração Trump.

No mês passado, Brennan condenou o inquilino da Casa Branca, após o encontro deste, em Helsínquia, com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, durante o qual o multimilionário norte-americano adotou uma postura considerada demasiado conciliadora em relação ao dirigente do Kremlin.

Brennan, diretor da CIA entre 2013 e 2017, classificou a "performance" de Donald Trump na capital finlandesa como "nada menos que um ato de traição".

"Não só as afirmações de Trump foram imbecis, como ele está totalmente nas mãos de Putin", escreveu o antigo diretor da CIA na sua conta da rede social Twitter.

John Brennan reafirmou igualmente, em diversas ocasiões, a realidade de uma ingerência russa nas eleições presidenciais de 2016, rejeitando as dúvidas avançadas por Trump sobre essa questão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    15 ago, 2018 22:40
    Zangam-se as comadres...

Destaques V+