Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Debate

​“Assassinato de Marielle é um atentado contra o empoderamento dos pobres"

21 mar, 2018 - 20:56

O fotógrafo português João Pina e o sociólogo brasileiro Paulo Baía debateram na Tarde da Renascença a execução da vereadora Marielle Franco, o presente e o futuro do Brasil.

A+ / A-
DEBATE sobre MARIELLE FRANCO D21


O assassinato no Rio de Janeiro da vereadora brasileira Marielle Franco esteve esta quarta-feira em debate na Tarde da Renascença.

Os convidados foram o fotógrafo português João Pina, profundo conhecedor do Rio de Janeiro; e o sociólogo brasileiro Paulo Baía, que também é cientista, político e professor.

Paulo Baía não tem dúvidas de que “o assassinato de Marielle é um atentado político claro” contra uma proposta política de “empoderamento de uma população pobre e miserável”.

Tratou-se de um ataque “contra uma pessoa que defendia uma pauta específica, centrada na defesa dos direitos humanos, das populações das favelas, das minorias LGBT e da luta da população negra”, sublinha.

João Pina afirma que os “negros e pardos são a maior parte das vítimas” da violência no Brasil. “O que é novo é que figuras públicas e políticos também sejam vítimas dessa violência”, afirma o fotógrafo português, que dá conta da existência de uma campanha de desinformação sobre o caso de Marielle Franco.

O que sabemos sobre a morte de Marielle Franco
O que sabemos sobre a morte de Marielle Franco
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+