A+ / A-

Catalunha

Supremo espanhol nega liberdade a ex-conselheiro do Interior

02 fev, 2018 - 13:43

O tribunal decidiu manter o ex-conselheiro do Interior catalão, Joaquim Forn, na prisão porque "não há certezas" sobre a declaração unilateral da independência.

A+ / A-

O juiz Pablo Lllarena, do Supremo Tribunal espanhol, recusou o pedido de liberdade do ex-conselheiro do Interior da Catalunha, Joaquim Forn.

Para o magistrado, o risco de que o Forn venha a reincidir no crime pelo qual foi detido (desobediência ao governo de Madrid na sequência do referendo a favor da independência da Catalunha) é elevado.

Forn renunciou ao lugar de deputado pelo partido Juntos pela Catalunha que obteve nas eleições catalãs de dezembro de 2017, no passado dia 23 de janeiro como forma de demonstrar à justiça espanhola o seu compromisso de não voltar a repetir o delito.

Apesar da renúncia do ex-conselheiro do Interior catalão, o tribunal espanhol frisou que não tem a certeza de que Forn de não venha a reincidir porque não há garantia de que "a vontade política maioritária" seja a de respeitar a ordem legal no sentido de impedir a declaração unilateral de independência da Catalunha.

O juiz justificou a decisão com o argumento de Joaquim Forn ainda "há algumas semanas" participou da candidatura liderada por Carles Puigdemont, que continua a defender "explicitamente" a declaração imediata e unilateral da independência.

Joaquim Forn está preso desde 2 de novembro de 2017.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+