Descoberta molécula contra a esclerose múltipla

30 jan, 2018 - 08:40

É a primeira vez o tratamento da doença é associado com sucesso à testosterona, um avanço que “poderá conduzir a um nível inteiramente novo de terapia”, diz investigadora.

Investigadores da Universidade de Northwestern, em Chicago, identificaram uma molécula ligada à testosterona, hormona masculina, que parece proteger contra a esclerose múltipla.

Nas experiências efectuadas com ratos do sexo feminino, manipulados geneticamente, o tratamento com esta molécula protectora levou ao desaparecimento dos sintomas.

A esclerose múltipla é uma doença inflamatória que ataca o sistema nervoso central e destrói a mielina, substância que envolve e protege as fibras nervosas no cérebro e na espinal medula.

A molécula agora descoberta desencadeia diversas reações químicas que impedem que a mielina seja atacada por outro tipo de célula.

"Este avanço poderá conduzir a um nível inteiramente novo de terapia contra a esclerose múltipla", explica Melissa Brown, a principal autora do trabalho e professora de Imunologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Northwestern.

A investigação permitiu compreender como a testosterona fornece protecção contra a esclerose múltipla, o que até ao momento não era possível.

A doença afecta sobretudo as mulheres, numa proporção de três a quatro vezes mais do que os homens.