Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Descoberta molécula contra a esclerose múltipla

30 jan, 2018 - 08:40

É a primeira vez o tratamento da doença é associado com sucesso à testosterona, um avanço que “poderá conduzir a um nível inteiramente novo de terapia”, diz investigadora.

A+ / A-

Investigadores da Universidade de Northwestern, em Chicago, identificaram uma molécula ligada à testosterona, hormona masculina, que parece proteger contra a esclerose múltipla.

Nas experiências efectuadas com ratos do sexo feminino, manipulados geneticamente, o tratamento com esta molécula protectora levou ao desaparecimento dos sintomas.

A esclerose múltipla é uma doença inflamatória que ataca o sistema nervoso central e destrói a mielina, substância que envolve e protege as fibras nervosas no cérebro e na espinal medula.

A molécula agora descoberta desencadeia diversas reações químicas que impedem que a mielina seja atacada por outro tipo de célula.

"Este avanço poderá conduzir a um nível inteiramente novo de terapia contra a esclerose múltipla", explica Melissa Brown, a principal autora do trabalho e professora de Imunologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Northwestern.

A investigação permitiu compreender como a testosterona fornece protecção contra a esclerose múltipla, o que até ao momento não era possível.

A doença afecta sobretudo as mulheres, numa proporção de três a quatro vezes mais do que os homens.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+