A+ / A-

Assembleia-geral Liga Portugal

​Cigarros electrónicos proibidos. Sporting fala em "palhaçada" do Benfica​

12 jun, 2017 - 21:05

Encarnados propuseram e os clubes aprovaram artigo da polémica, mais sanções para cuspidelas. Leões indignados com "perseguição" a Bruno de Carvalho e com promessa de agir judicialmente contra o Benfica.

A+ / A-

A assembleia-geral da Liga Portugal aprovou, esta segunda-feira, a proibição de "fumar na zona técnica, incluindo cigarros electrónicos". E o Sporting já reagiu, com acusações duras ao eterno rival Benfica.

A introdução desta ressalva no Regulamento Disciplinar surge alguns meses depois do incidente registado entre Bruno de Carvalho e Carlos Pinho, presidentes de Sporting e Arouca, respectivamente. A proposta, que viria a ser aprovada na generalidade, foi feita pelo Benfica.

Ora, até pela dúvida gerada no confronto entre Carvalho e Pinho, no túnel de acesso aos balneários, quanto à questão de uma eventual cuspidela, o artigo 136º-A, relativo ao "uso de expressões ou gestos ameaçadores ou indignos", considera ser "revelador de indignidade agravada o acto de fumar na zona técnica, incluindo cigarros eletrónicos e expelir fumo ou quaisquer outras substâncias, tais como saliva, na direcção de dirigentes, jogadores ou quaisquer outros agentes desportivos".

Bruno Mascarenhas, representante dos leões na reunião magna dos clubes profissionais do futebol profissional, não se conteve perante os jornalistas, à saída da sede da Liga, no Porto.

"Isto é uma palhaçada, uma indignidade, que recebeu apenas a proposta favorável de Benfica, Arouca, Vitória de Setúbal e Famalicão. Temos votos contra de Sporting e FC Porto, todos os outros assobiaram para o ar e abstiveram-se. Considero que isto é uma perseguição ao nosso presidente, Bruno de Carvalho", disparou, deixando ainda uma vincada promessa.

"Esta aberração terá consequência jurídicas nos locais próprios", completou, numa breve declaração à comunicação social.

Que mais foi aprovado na AG da Liga?

A assembleia geral de clubes, que se iniciou a 29 de Maio e foi adiada para esta segunda-feira, viu serem aprovadas todas as propostas da Liga e incorporadas outras dos emblemas, no que diz respeito ao Regulamento Disciplinar.

Desde logo, assinale-se que os comentadores desportivos com ligações contratuais a clubes vão poder voltar a acumular as duas funções sem quaisquer penalizações para os mesmos ou para os próprios emblemas.

Quanto a casos de corrupção e viciação de apostas desportivas, os agentes desportivos prevaricadores ficam "impedidos de se inscrever, ser inscritos ou de, a qualquer título, exercer funções como agentes desportivos sob qualquer outra qualidade".

Finalmente, outro destaque: relativamente ao vídeo-árbitro, o novo regulamento disciplinar prevê agora uma "sanção de multa de montante a fixar entre o mínimo de 100 UC e o máximo de 300 UC" aos clubes que contribuam "determinantemente para impedir a correta implementação, funcionamento ou utilização do vídeo-árbitro num jogo" da Primeira Liga.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • jams
    13 jun, 2017 lisboa 14:22
    Mas porque é que dizem que a lei é contra o presidente do sporting, se para o ano o sporting não ganhar o campeonato ele já disse que se ia embora, e ninguém sabe o que vier a seguir fuma ou não. Esse senhor B.C. está convencido primeiro ele depois os outros, como é o caso da gala do sporting, primeiro está o casamento, depois é que vem o sporting. Mas não foram os outros clubes a alterar a data.
  • Manuel
    13 jun, 2017 Moura 12:18
    Sr. Anónimo, tento na língua tem de ter o Senhor ! eu não ofendo ninguém e o senhor por trás do anonimato já tem feito comentários a ofender as pessoas, por isso antes de falar veja-se ao espelho. O que eu disse foi " com tantos problemas que há no futebol e o Benfica está preocupado com os cigarros electrónicos, isto dá para rir" Se isto é ofender vou ali e já volto.
  • Leão de Amsterdam
    13 jun, 2017 Amsterdam 10:50
    Caro Sr B.Mascarenhas.de nada serve protestar levemente,o crime compensa enquanto não forem tomadas medidas drásticas a Sociedade Labregos e Bacoros vai fazendo o que quer e lhe apetece,medidas a tomar não pode ser nos orgãos de futebol minados por um grupo onde tudo é premitido desde pagar ao fisco com acções sem cobertura usar o dinheiro da população através dos bancos e não querer pagar,contruir estadio com dinheiro dos contribuintes,há quem lhes chamem barões outros chamam bispos outros chamam simplesmente importadores e branqueadores de estuque..,Medidas parlamentares imediatas ou corremos o risco de dentro em breve o país estar totalmente dominado por um bando pior que o Desch
  • Petervlg
    13 jun, 2017 Trofa 10:45
    O futebol é mesmo para cachopos, irradiem os "3" grandes, para ver se o futebol melhora.
  • isidoro foito
    13 jun, 2017 elvas 10:41
    perante a lei portuguesa ninguém pode proibir os cigarros eletrónicos menos esses parasitas da FPF e da LIGA e em especial a pedido do benfica , então nas agrassoes nos tuneis da luz não falaram , os emails a corrupção aos árbitros , se isto continua assim vai haver muita porrada na próxima época e os responsáveis por estas instituições podem estar em maus lenções , isto é brincar com 14ou 15 clubes em prol so de um que é na vedade o corrupo e tem um presidente de momento arguido por corrupção num banco BPN
  • Anonimo
    13 jun, 2017 Porto 10:03
    Esse senhor de Moura devia ter mais tento da lingua ao falar do Benfica, pois está esquecido que em todos os clubes a gente para tudo
  • De Cabeça
    13 jun, 2017 lisboa 09:46
    Ridiculo é ter uma lei antes de se saber o castigo. Por mais ridicula que seja a lei (por detalhar os comportamentos incorretos) considero mais ridicula ainda a reação do SCP, pois parece que estão a atentar contra alguma prática ou tradição exclusiva do SCP
  • Manuel
    13 jun, 2017 Moura 00:19
    Com tantos problemas para resolver no futebol, a preocupação do Benfica foi os cigarros electrónicos, isto dá para rir.
  • Antonio
    12 jun, 2017 Mirandela 23:29
    Nada que não se resolva com felicidade. Basta um troncho de couve molhado em azeite para fazer um presidente feliz e consequentemente a KARNEIRADA (batismo do do próprio).
  • grande bronca
    12 jun, 2017 22:39
    Ontem era tarde, uau uau

Destaques V+