Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Suspeito de terrorismo em Nova Iorque sem antecedentes criminais no Bangladesh

11 dez, 2017 - 22:10

Governo do Bangladesh diz que “um terrorista é um terrorista, independentemente da sua etnia ou religião, e deve ser levado à justiça”.

A+ / A-
"Tentativa de ataque terrorista" em Nova Iorque. "O pânico era tão grande"
"Tentativa de ataque terrorista" em Nova Iorque. "O pânico era tão grande"

O cidadão do Bangladesh que tentou deflagrar uma bomba num terminal de autocarros em Nova Iorque não tinha qualquer antecedente criminal no seu país.

A informação foi prestada pelo responsável da polícia no país, esta segunda-feira, horas depois de Akayed Ullah ter feito explodir uma bomba artesanal num terminal de autocarros muito concorrido em Nova Iorque.

O engenho não funcionou correctamente, mas ainda feriu gravemente o autor do ataque e causou ferimentos leves a outras três pessoas.

Segundo o inspector-geral da polícia do Bangladesh, Shahidul Hoque, o suspeito é natural da cidade de Chittagong e a última vez que esteve no país foi em Setembro.

O Governo de Daca também comentou o incidente, dizendo que “um terrorista é um terrorista, independentemente da sua etnia ou da sua religião, e deve ser levado à justiça”.

Uma vizinha do suspeito, contactada pela agência Reuters, manifestou surpresa pelo seu acto dizendo que o conhece bem e que sempre foi uma pessoa muito simpática.

Ullah vive nos EUA há sete anos, tendo viajado legalmente para o país. Donald Trump já comentou que mais este incidente revela a importância de se reformar o sistema de imigração para os Estados Unidos. Segundo fontes contactadas pela agência internacional, suspeita-se que Ullah terá sido radicalizado através da internet e que não lhe são conhecidas ligações a qualquer grupo terrorista.

[Notícia actualizada às 22h33]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ivan leduc de lara
    12 dez, 2017 são jose dos pinhais 01:56
    Quem lhe pagou a passagem e o que ele foi fazer em Bangladesh, sede do Estado Islâmico daquela periferia de países? As pessoas deveriam ter um mínimo de inteligência para deduzir que ele é sim um membro ativo do EI. A falta de inteligência demonstrada na preparação do colete-bomba foi devido a sua afoiteza em chegar logo ao paraíso.

Destaques V+