Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Puigdemont preparado para extradição e prisão

07 nov, 2017 - 14:55

O ex-líder do Governo da Catalunha deu uma entrevista em que apela a uma frente unida dos partidos independentistas em Dezembro, mas o tempo escasseia.

A+ / A-

Veja também:


O Presidente deposto da Catalunha, Carles Puigdemont, diz-se preparado para a extradição e prisão em Espanha.

Na primeira entrevista desde que deixou a Catalunha, à “Catalunya Ràdio”, o ex-presidente, destituído por Madrid, afirma que está no exílio e deixou recados à Europa e ao Governo central, pondo em causa a Constituição espanhola e a aplicação do artigo 155.

Puigdemont admite levar Espanha ao Tribunal de Estrasburgo onde – acredita – Madrid será "humilhada".

Na entrevista, Puigdemont fala da urgência de os partidos independentistas concorrerem unidos às eleições de Dezembro. Mas para o fazer será necessário registar uma coligação até ao final desta terça-feira, um prazo apertado para se poder ultrapassar as várias diferenças entre as forças partidárias. Um dos principais partidos independentistas, o CUP, ainda nem decidiu se vai concorrer às eleições de Dezembro ou não.

A entrevista de Puigdemont foi transmitida no dia em que 200 autarcas pró-independência da Catalunha se concentram em Bruxelas para se manifestar e denunciar, junto das instituições da União Europeia, a situação política e judicial na Catalunha.

Apesar de se encontrar em Bruxelas, não há informação de que Puigdemont participe na manifestação, onde se vêem Bandeiras e cartazes a denunciar a postura do estado espanhol e ouvem-se vivas à Catalunha e apelos à liberdade para os membros depostos do governo regional.

A poucos metros decorre outra manifestação, mas desta vez de pessoas favoráveis à unidade espanhola.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • PRISÃO JÁ!!!
    07 nov, 2017 Lx 15:03
    Gaveta com este pantomineiro e vendedor de ilusões que não respeita a democracia, a Constituição Espanhola e as leis. Um populista que prejudica os seus concidadãos. Prisão com ele pois o estado de direito assim o diz.O resto são balelas de encantar sereias.

Destaques V+