Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Puigdemont apela à “oposição democrática” a Madrid

28 out, 2017 - 13:54

"Não temos a razão da força nem a queremos. Continuaremos a trabalhar para construir um país livre", declara o presidente da Catalunha destituido pelo Governo espanhol.

A+ / A-
Catalunha. Puigdemont não aceita ser destituído e apela a uma “oposição democrática”
Catalunha. Puigdemont não aceita ser destituído e apela a uma “oposição democrática”

Veja também:


O presidente da Catalunha, Carles Puigdemont, não aceita ser destituído e apela à “oposição democrática” ao Governo espanhol.

Puigdemont falou este sábado pela primeira vez aos catalães desde a declaração unilateral de independência da Catalunha, aprovada na sexta-feira pelo parlamento de Barcelona.

Numa mensagem gravada em Girona, com as bandeiras da Catalunha e da União Europeia em pano de fundo, o líder independentista apelou à paciência e resistência pacífica da população.

"A melhor maneira de defender as conquistas é a oposição democrática ao artigo 155", que suspende a autonomia catalã, disse Puigdemont.

"Não temos a razão da força nem a queremos. Continuaremos a trabalhar para construir um país livre e para manter a fraternidade com os povos de Espanha", sublinhou.

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, delegou na sua vice-presidente, Soraya Sáenz de Santamaria, as funções e competências do presidente do governo da Catalunha cessante, mas Carles Puigdemont garante que continua no cargo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Lopes
    28 out, 2017 Viseu 16:28
    O ex- presidente da Generalitat está muito cansado, tem dormido mal e deseja, ao que parece, ir passar uns tempos à prisão para desanuviar. Enganaram-no, julgava que era tudo muito fácil e afinal não há no Mundo quem o leve a sério. É um homem muito só e precisa de apoio psicológico!

Destaques V+