Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Europa quer cooperar com Trump e define as suas prioridades

14 nov, 2016 - 07:23

A mensagem sai de um jantar entre os ministros dos Negócios Estrangeiros da UE. Clima, acordo nuclear com o Irão, comércio internacional e relações com NATO são temas chave para os 28.

A+ / A-

A Europa está unida e quer continuar a cooperar com os Estados Unidos – mais concretamente, com a nova administração liderada por Donald Trump. A garantia é dada pela Alta Representante da União Europeia para a Política Externa

No final de um jantar entre os representantes da diplomacia dos 28 Estados-membro, no domingo, Federica Mogherini apontou aos jornalistas as áreas em que a Europa pretende continuar a trabalhar com os Estados Unidos.

“Para nós, é extremamente importante trabalhar na implementação do acordo das alterações climáticas. Mas também no acordo de não proliferação e de protecção do acordo nuclear do Irão. Mas também no comércio e em todas as crises à nossa volta, nas quais trabalhámos muito bem, nos últimos oito anos, em conjunto com os Estados Unidos”, afirmou.

Federica Mogherini mostrou-se expectante face à política que a nova administração norte-americana irá prosseguir: “Temos muito bem presente quais são as nossas posições, tanto em termos de interesses como dos princípios da União Europeia. Entre esses interesses está, sem dúvida, a necessidade de trabalharmos com os americanos. Mas, uma vez mais, são eles que têm de definir a sua agenda de política externa”.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros dos 28 juntaram-se num encontro informal para trocar ideias sobre as relações futuras com os Estados Unidos – uma reunião que demonstra um certo nervosismo e muita expectativa em relação ao que o presidente eleito, Donald Trump, pretende fazer no campo da política externa.

Esta semana, reúnem-se os ministros da Defesa da União Europeia e o tema da das relações entre a União Europeia e a NATO será um dos pontos em debate.

Na primeira entrevista que deu depois de ser eleito, Donald Trump garantiu que iria cumprir as promessas feitas em campanha, nomeadamente em termos de política nacional.

Uma delas é a construção de um muro na fronteira entre os Estados Unidos e o México – muro que o candidato Trump assegurou que iria ser pago pelo país vizinho, mas que o Governo do México já veio garantir que não iria financiar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • desconfiado
    14 nov, 2016 Santarém 22:36
    Pois não restará aos europeus outra solução que não seja a de negociar com Trump a não ser que queiram impor aos americanos a lei do mais fraco à boa maneira do Costa, entretanto penso que o senhor Trump não tardará muito tempo a esperar por parceiros europeus mais condizentes com as suas ideias, pelo menos é para lá que os atuais políticos europeus nos empurram.
  • Rosa Cordeiro
    14 nov, 2016 Porto 10:10
    Acho que esse sr.presidente da europa devia ser menos megalomano e Reduzir-se à sua insignificancia E nao vocifrar tanta asneira.Ja chega Trump.

Destaques V+