Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Número recorde. Resgatados seis mil migrantes quando passam três anos de Lampedusa

04 out, 2016 - 10:18

Morreram 386 pessoas ao largo da ilha italiana de Lampedusa, em 2013. Itália é o principal destino de quem foge ao caos na Líbia.

A+ / A-

Veja também:


Mais de seis mil migrantes foram resgatados na segunda-feira e 22 encontrados mortos junto à costa da Líbia, quando tentavam a travessia para a Europa. É um dos números mais elevados num único dia, de acordo com as autoridades líbias e italianas.

A guarda costeira italiana revela que pelo menos nove migrantes morreram e uma mulher grávida e uma criança foram levadas de helicóptero para um hospital na ilha de Lampedusa, situada entre a Sicília e a costa líbia.

Um navio da guarda costeira italiana resgatou cerca de 725 migrantes que se encontravam num só barco de borracha. Foi uma das 20 acções de resgate do dia, nas quais participaram, além da guarda costeira, a Marinha italiana e organizações humanitárias.

A maior parte das operações decorreu na costa da Líbia, cujas autoridades indicam que foram encontrados os corpos de 11 migrantes numa praia a leste da capital, Tripoli, e outros dois migrantes morreram quando o barco em que seguiam se afundou junto à cidade de Sabratha.

Foram ainda interceptadas três embarcações separadas, com mais de 450 migrantes a bordo.

Na segunda-feira, passaram assinalou-se o terceiro aniversário do naufrágio de um barco de migrantes ao largo de Lampedusa. Morreram 386 pessoas.

De acordo com a Organização Mundial das Migrações, cerca de 132 mil migrantes já chegaram a Itália desde o início do ano – travessia que matou, no mesmo período, 3.054 pessoas.

A maioria parte da Líbia, onde o caos político e o vazio de segurança está a levar à impunidade dos criminosos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ´tuga
    04 out, 2016 lisboa 13:49
    Isto é uma vergonha, acabaram-se as armas e as munições na europa??? uns fizeram a guerra pelo petróleo e interesses estratégicos e agora toda a europa tem de sustentar esta gente vinda de todos os cantos do mundo com a chancela de refugiados!!

Destaques V+