Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Escócia abre a porta a novo referendo à independência

06 set, 2016 - 19:07

Muitos escoceses estão descontentes com a saída do Reino Unido da União Europeia.

A+ / A-

O Governo da Escócia vai mudar a lei para permitir um novo referendo à independência em relação ao Reino Unido, anunciou esta terça-feira a primeira-ministra, Nicola Sturgeon.

Sem avançar um prazo, Nicola Sturgeon explicou que objectivo é ter a legislação pronta para quando a sociedade escocesa manifestar a vontade de uma nova consulta popular.

Na semana passada, a primeira-ministra escocesa revelou que o seu partido vai realizar uma sondagem sobre a independência, que deverá ouvir a opinião de dois milhões de pessoas.

No referendo realizado em Setembro de 2014, o “não” à independência venceu com 55% e o “sim” conseguiu 45% dos votos.

Dois anos depois, as sondagens continuam a dar uma ligeira vantagem ao “não”, mas muitos escoceses estão descontentes com o “Brexit”, a saída do Reino Unido da União Europeia.

A primeira-ministra, Nicola Sturgeon, diz que se essa for a melhor maneira de proteger a Escócia, avançará com um novo referendo à independência.

Sturgeon promete honrar, por todos os meios ao seu alcance, o voto da Escócia pela continuação na União Europeia.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ver para crer!
    07 set, 2016 Santarém 21:57
    Entretanto e com o passar do tempo muito possivelmente o Reino Unido depois de passar talvez por uma pequena turbulência entrará em águas calmas e começará a demonstrar sobretudo aos europeus de que mais vale só do que mal acompanhado e se tal vier a acontecer os próprios escoceses mudarão de opinião em relação à aliança não porque não seja de seu direito a independência mas acabarão por ficar como estão por conveniência económica pois acredito que ficarão todos melhor fora da UE que parece cada vez mais moribunda e sem soluções estáveis para o futuro.
  • Vasco
    07 set, 2016 Coimbra 00:39
    Estive recentemente uns dias no Reino Unido e uma coisa e certa: e um pais que mantem a sua especifidade, organizado e ordenado, em que as regras sao cumpridas. No mundo globalizado em que pessoas, ideias e bem circulam a escala global e possível manter isso? Essa e a questao que a UE se deve colocar e objetivo que deve preservar, porque senao atras do UK outros paises irao embora.
  • Daniel
    06 set, 2016 Lisboa 22:48
    De Brexit está rapidamente a tornar-se num BriByeBye. Ainda vamos voltar ao tempo dos milhentos reinos/países nas ilhas britânicas...

Destaques V+