Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

OMS

Mil milhões de crianças sofreram abusos físicos e sexuais em 2015

13 jul, 2016 - 11:36

Organização Mundial de Saúde quer criminalizar castigos violentos dados pelos pais. Homicídio é a quinta causa de morte mais comum entre adolescentes.

A+ / A-

Um em cada quatro rapazes sofre algum tipo de abuso físico e uma em cada cinco raparigas sofre abusos sexuais pelo menos uma vez na vida. Os números são da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Na apresentação, na terça-feira, de um conjunto de medidas para acabar com a violência infantil pelo mundo, a organização declarou que, em 2015, mil milhões de crianças sofreram abusos físicos, sexuais e psicológicos.

"O conhecimento sobre o alcance e os danos da violência infantil está a crescer juntamente com as estratégias para prevenção", afirmou em comunicado o director do departamento de gestão de doenças não contagiosas da OMS, Etienne Krug.

Nesse sentido, a organização apresentou uma aliança de governos e entidades sociais para lutar contra os actos de abusos e publicou sete medidas para tentar reduzir, ou prevenir, os ataques contra as crianças.

Entre elas está o reforço e aplicação das leis existentes, limitando o acesso às armas, criminalizando os castigos violentos dados pelos pais e mudando a percepção sobre os comportamentos desse género.

A organização propõe ainda a criação de "ambientes seguros" e dar formação aos pais e mães sobre os seus deveres, bem como melhorar a segurança económica das famílias, garantir o acesso ao sistema sanitário, ao bem-estar social e aumentar os serviços de ajuda e reinserção social dos delinquentes juvenis.

Entre os dados recolhidos pela OMS, o homicídio destaca-se como a quinta causa de morte mais comum entre os adolescentes.

Na opinião de Etienne Krug, as medidas apresentadas ajudam a criar os desejados ambientes "seguros e estáveis”, favoráveis a uma melhor protecção das crianças e dos adolescentes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Alberto Sousa
    13 jul, 2016 Portugal 14:48
    Estes números não batem certo. Há menos de 2 biliões de crianças e jovens menores de 14 anos no mundo, e diz a "noticia" que "1 em cada 4 rapazes" sofrem abusos físicos e "1 entre 5 raparigas" abusos sexuais!!! Como é possível, neste universo de estatísticas, existirem os tais mil milhões de vitimas de abusos !? Alguém meteu a pata na poça.
  • vincent
    13 jul, 2016 Oeiras 13:21
    Como qualquer pessoa, minimamente informada sabe,o planeta Terra é povoado por 7.000 000 000-sete mil milhões de pessoas; ora, Mil Milhões corresponde a uma sétima parte dessa população. ´O Mundo está PODRE! Todo sabemos! Mas, será assim tanto? Uma em cada sete pessoas, é uma criança sacrificada? Acho que é um exagero; contudo, a ser verdade, há que identificar, CORRECTAMENTE, os continentes, e as suas prporções.

Destaques V+