Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Rui Ramos diz que Cameron não contou com os refugiados no debate do “Brexit”

21 jun, 2016 - 23:31 • Raquel Abecasis

O historiador compreende as críticas de muitos europeus mas insiste que a União Europeia ainda é a melhor solução e que ninguém preferiria ter vivido no início do Século XX.

A+ / A-
Rui Ramos. Cameron não contou com os refugiados no debate do “Brexit”
Rui Ramos. Cameron não contou com os refugiados no debate do “Brexit”

O historiador Rui Ramos defende as vantagens de o Reino Unido se manter na Europa a alertou para os perigos imprevisíveis de um “Brexit”, que coloca em risco toda a União Europeia.

Em entrevista ao programa “Terça à Noite”, da Renascença, Rui Ramos diz que a intenção de David Cameron quando convocou o referendo era muito menos arriscada do que veio a revelar-se porque o primeiro-ministro britânico não previu os acontecimentos dos últimos meses.

“Cameron não deve ter pensado na crise dos refugiados do ano passado e o que estamos a ver é que esta é uma das razões que provavelmente mobilizarão mais gente a votar pelo Brexit.”

“O Brexit pode ter estas razões muito nobres de defesa da soberania parlamentar Britânica, da ideia de uma Grã-Bretanha que regressaria ao seu esplendor de grande potência e de grande ilha à margem da Europa, pode ter todas essas ideias, mas verdadeiramente a razão que leva as pessoas a votar – aliás é notório nos cartazes que a campanha pelo Brexit colocou – é a das migrações”, explica o historiador.

Em caso de Brexit, Rui Ramos considera fundamental que a Europa faça tudo para manter o Reino Unido como parte integrante da Europa: “Seria um erro da União Europeia começar a tratar o Reino Unido como uma espécie de estado suplementar dos Estados Unidos. nunca será, faz parte da Europa.”

Nesta entrevista Rui Ramos diz compreender o desagrado de alguns europeus mas insiste que a União Europeia ainda é “a melhor solução” e que nenhum europeu actual teria preferido viver “na primeira metade do século XX, comparado com a segunda metade do século XX e com o começo deste século XXI”.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pinto
    22 jun, 2016 Custoias 19:35
    O que é que os cidadãos de países periféricos ganharam com a UE? Nada! Os trabalhadores viram os salários ficar congelados e o poder de compra diminuir. Somos uns lacaios de Bruxelas. Portugal com toda a destruição económica feita por gente apoiada por Bruxelas continua na descida para o abismo.
  • Afonso
    22 jun, 2016 Lisboa 10:53
    Mais que o possível brexit(no contexto agora das palavras do sr Marcelo)o que provoca os extremismos são as politicas da UE e de alguns Estados(não só do norte)que estão a ser des-governados por gente que se julga uma espécie de "iluminados"(sejam eles mais liberais ou mais socialistas).
  • Luis
    22 jun, 2016 Lisboa 07:58
    O que é que leva este grande "pensador" a dizer que com a saida do RU da "Europa" poderia volta-se a viver como se vivia na primeira metade do século XX? Se o projecto Europeu falhar e ele está em falhanço acelarado, com a saida ou não do RU, outro projecto se seguirá. Quando um projecto falha cria condições a outro novo projecto é assim em tudo na vida. Todos sabemos quais foram as grandes vantagens da "Europa" enquanto esta trilhou os caminhos idealizados pelos seus fundadores. De igual modo todos sabemos as grandes desvantagens que se verificaram e verificam, cada vez mais, com a deriva verificada nos ultimos anos. Os fundadores da "Europa" hoje estão todos a dar voltas nos tumulos de descontentes com o caminho que a "Europa" trilhou e que pelos vistos vai continuar a trilhar enquanto nada se fizer de forma a alterar o quadro das forças dominantes. As melhores lições são aquelas que se aprendem com os falhanços e os grandes responsáveis por tudo o que se está a passar e por tudo o que deveria passar-se e não passa são os primeiros interessados em que o projecto Europeu não colapse. Estes senhores comentadores deveriam ter um pouco de calma porque o Povo é sereno e recorda-se bem que nunca foi ouvido quando foi da entrada para o Euro (autêntica desgraça) e que nessa altura todos os grandes comentadores do Reino foram de ferias pois nunca ninguém os ouviu piar relativamente a essa decisão tão importante e que hoje é a pincipal razão da nossa desgraça. Não somos ricos.

Destaques V+