Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Luaty Beirão novamente em greve de fome

05 mai, 2016 - 22:28

Activista recusa ser separado dos outros condenados.

A+ / A-

O activista luso-angolano Luaty Beirão está novamente em greve de fome e, desta vez, também não fala e recusa vestir-se.

O músico está preso. Foi condenado a cinco anos e meio de cadeia, juntamente com outros 16 jovens, por actos preparatórios de rebelião.

Luaty está de novo em protesto, mas desta vez pela transferência para um hospital prisão em Luanda. Não concorda em ser levado para um sítio diferente dos outros condenados.

De acordo com a Rede Angola, a mulher do rapper queixa-se que não conseguir entrar em contacto com o marido.

A defesa de Luaty Beirão e do grupo de activistas angolanos, que estão há mais de um mês em prisão preventiva, estão a ser alvo de maus-tratos. A denúncia parte da defesa dos 17 activistas.

Em declarações à Renascença, o advogado Luís Nascimento revela que a situação no cárcere tem vindo a deteriorar-se.

Em Março de 2016, o Tribunal de Luanda condenou a penas entre dois anos e três meses e oito anos e seis meses de prisão efectiva os 17 activistas angolanos julgados por co-autoria de actos preparatórios para uma rebelião. Foram igualmente condenados por associação criminosa.

O Ministério Público angolano deixou cair a acusação de que estariam a preparar um atentado contra o Presidente, mas classifica-os como um "conjunto de malfeitores".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+