Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Merkel visitou campo de refugiados na Turquia

23 abr, 2016 - 21:55

Chanceler alemã estava acompanhada por Donald Tusk.

A+ / A-

A chanceler alemã e o presidente do Conselho Europeu chegaram a Gaziantep, no sudeste da Turquia, para tentar aliviar as tensões do acordo entre Ancara e a Europa sobre os migrantes.

Acompanhados pelo comissário europeu para a Migração, Frans Timmermans, Angela Merkel e Donald Tusk foram recebidos pelo primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, e visitaram sob fortes medidas de segurança o campo de refugiados em Nizip, pequena cidade próxima da fronteira síria, segundo relatou a agência France-Presse.

Aberto em 2013, o campo de Nizip-2 acolhe em pré-fabricados perto de cinco mil refugiados sírios, entre eles 1.900 crianças, de acordo com dados do governo turco.

Durante a visita, jovens sírios vestidos de branco ofereceram um ramo de flores à chanceler alemã, cercada por dezenas de elementos de segurança.

De acordo com a France-Presse no local, encontrava-se pendurada na entrada do campo uma fita onde se lia: "Bem-vindo à Turquia, o país que abriga o maior número de refugiados no mundo".

Após esta visita, os líderes europeus e Davutoglu inauguraram um centro de protecção de crianças sírias, construído com fundos europeus.

Esta visita dos líderes europeus pretende "mostrar como a Turquia e a União Europeia estão unindo forças para enfrentar a crise dos refugiados sírios", disse fonte da Comissão Europeia, afirmando que até agora foram gastos 77 milhões de euros em diversos projectos na Turquia e que em breve serão adicionados 110 milhões.

A viagem ocorre três semanas após o regresso à Turquia dos primeiros migrantes da Grécia, como parte de um acordo controverso alcançado a 18 de Março entre Bruxelas e Ancara para dissuadir a migração ilegal na Europa, que enfrenta a pior crise migratória desde a Segunda Guerra Mundial.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+