Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bial: Nova molécula seguiu "todas as boas práticas internacionais"

15 jan, 2016 - 17:23

Farmacêutica portuguesa está "fortemente empenhada" em assegurar o "bem-estar de todos os participantes" no ensaio clínico, bem como em "apurar de forma rigorosa" o que correu mal.

A+ / A-

Veja também:


A Bial garante que “todas as boas práticas internacionais” foram seguidas durante o ensaio clínico com um medicamento em França, que deixou quatro voluntários em estado grave e um em morte cerebral.

“O desenvolvimento desta nova molécula, na área da dor (inibidor da enzima FAAH), segue, desde o início, todas as boas práticas internacionais, com a realização de testes e ensaios pré-clínicos, nomeadamente na área da toxicologia”, afirma o laboratório português, em comunicado.

Os resultados obtidos de acordo com as normas internacionais, adianta a Bial, "permitiram o início dos ensaios clínicos em pessoas".

"Já tinham participado neste ensaio com a nova molécula 108 voluntários saudáveis, sem notificação de qualquer reacção adversa moderada ou grave", esclarece o laboratório.

A empresa portuguesa confirma que, na sequência dos ensaios clínicos realizados em França desde Junho de 2015, “cinco participantes apresentaram sintomas graves”. Um dos pacientes encontra-se em morte cerebral.

As vítimas estão internadas num hospital da cidade de Rennes, na região Oeste de França. A Bial tem "vários colaboradores" no local "para acompanharem a situação".

"As nossas preocupações principais, neste momento, estão com o acompanhamento dos participantes no ensaio, em particular dos cinco voluntários internados, um dos quais se encontra no serviço de reanimação, em estado de morte cerebral", sublinha a empresa.

A Bial termina o comunicado com a garantia de que está "fortemente empenhada assegurar, em primeiro lugar, o bem-estar de todos os participantes neste ensaio, bem como em apurar de forma rigorosa e exaustiva as causas que estarão na origem desta situação".

Leia o comunicado da Bial (em PDF)

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+