Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Do pixuleco ao grampo. Descodificando a crise no Brasil

19 mar, 2016 - 10:02 • Ricardo Vieira

Conheça melhor a gíria do maior escândalo de corrupção na história do Brasil através de uma lista com 17 expressões.

A+ / A-

Veja também:


Dilma e Lula apanhados num grampo? Propinas e pixulecos? O povo não quer pagar pato e está farto de pedaladas? As expressões utilizadas no Brasil para descrever o escândalo de corrupção e a crise política em curso podem ser um grande ponto de interrogação para os portugueses, mesmo para os que seguem as três novelas da noite.

O choque cultural não é de agora e funciona em ambas as direcções. O antigo seleccionador Luiz Felipe Scolari dizia, num célebre anúncio publicitário, que quando chegou a Portugal aprendeu que “aeromoça é hospedeira” e que “matraquilho é pimbolim”.

Portugueses e brasileiros partilham a mesma língua, mas nem sempre se entendem. Há todo um mar de diferenças e influências culturais que leva as palavras por novos caminhos e que faz despontar vocábulos e expressões.

Para desfazer equívocos, a Renascença reuniu um conjunto de palavras e termos que podem ajudar a descodificar o escândalo de corrupção “Lava Jato” e a crise política em curso no Brasil.

Baderna - É a expressão utilizada no Brasil para descrever uma situação de grande confusão ou desordem. E tem havido alguma baderna nas manifestações contra e a favor da Presidente Dilma Rousseff e de Lula da Silva. A palavra baderna tem origem no apelido de uma bailarina italiana que chocou a sociedade conservadora do Rio de Janeiro, no século XIX, mas também conquistou uma legião de fãs.

Coxinha - A classe média alta que contesta o Governo liderado por Dilma Rousseff recebeu esta alcunha. O rótulo é utilizado pelos apoiantes da esquerda e tem uma carga depreciativa. Em Portugal será o equivalente a "tia" ou "betinho".

Delação premiada - O denunciante é recompensado. A justiça brasileira permite a redução de penas aos suspeitos que colaborem com a investigação. Tem sido um dos factores determinantes para o sucesso da operação “Lava Jato”. Esta possibilidade não existe no quadro jurídico português.

Doleiro - É uma pessoa que se dedica à transacção ilegal de dólares no mercado negro brasileiro. Também pode ser alguém envolvido em operações de fuga ou branqueamento de capitais. Doleiro vem precisamente de dólar. A operação “Lava Jato” começou por investigar grupos que se dedicavam a essas actividades ilegais.

Grampo - É o termo utilizado no Brasil para designar o que em Portugal é conhecido por escutas telefónicas. Esta semana, a divulgação de um grampo/escuta de uma conversa entre Lula e Dilma, por decisão judicial, provocou polémica nacional.

Impeachment - A palavra inglesa é empregue pelos brasileiros para se referirem ao processo de destituição ou impugnação do mandato de um Presidente, governador ou prefeito, em caso de irregularidades graves. Fernando Collor de Mello foi derrubado em 1982 e Dilma Rousseff está a ser alvo de um processo de destituição.

Lava Jato - A expressão já vem sendo conhecida em Portugal. É o nome da investigação iniciada há vários anos e que chegou agora ao ex-Presidente Lula da Silva. O maior escândalo de corrupção da história do Brasil começou numa estação de lavagem de carros de Brasília, um lava a jacto.

Liminar – É uma espécie de providência cautelar. Uma acção judicial interposta no início do processo com o objectivo de suspender determinada acção imediatamente. Tem sido utilizada para suspender a nomeação de Lula da Silva para ministro-chefe da Casa Civil.

Panelaço - Tem sido cada vez mais frequente nas ruas do Brasil. Trata-se de um protesto ruidoso em que os manifestantes batem em panelas com colheres ou com o utensílio que está mais à mão. Esta forma de expressar indignação surgiu na década de 70 no Chile e foi popularizada na Argentina, durante a grave crise económica da viragem para o século XXI.

Pato - Quando os brasileiros dizem que não querem “pagar o pato”, significa que estão fartos de aumentos de impostos e não querem ser tomados por parvos. Nas manifestações contra o Governo de Dilma, têm sido avistados patos amarelos insufláveis. O maior tem cerca de 12 metros e foi instalado em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília.

Pedalada fiscal – É uma forma de engenharia orçamental ou maquilhagem das contas públicas. Através da pedalada fiscal, o Governo brasileiro atrasou ao longo de vários anos pagamentos aos bancos e às autarquias. O expediente permite apresentar resultados mais saudáveis aos olhos dos mercados, mas que não reflectem a realidade.

Peemedebista – É um apoiante do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), que faz parte da coligação que sustenta o Governo de Dilma Rousseff. O PMDB tem seis ministros, mas em cima da mesa está a possibilidade de abandonar o executivo.

Petista - É um apoiante do Partido dos Trabalhadores (PT). Lula da Silva e Dilma Rousseff são os militantes mais conhecidos. O PT chegou ao poder em 2002. O então Presidente Lula da Silva tirou milhões de brasileiros da pobreza extrema e é considerado um herói do povo, mas as suspeitas de corrupção ameaçam fazer implodir a sua credibilidade.

Petrolão - É o nome porque ficou conhecido o escândalo de corrupção com epicentro na petrolífera estatal brasileira Petrobras. Altos quadros da empresa receberam subornos de construtores civis que, em troca, garantiam empreitadas em obras da Petrobras a preços inflacionados. O dinheiro também era canalizado para financiamento de partidos.

Pixuleco - O mesmo que suborno, dinheiro sujo ou roubado. Era uma palavra de código utilizada pelo ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, que foi condenado a 15 anos de prisão por crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa. O caso serviu de inspiração para o boneco pixuleco, um Lula da Silva insuflável e vestido de presidiário, que aparece nas manifestações.

Propina - Em Portugal é a mensalidade paga pelos alunos universitários, mas no Brasil é o equivalente ao pagamento de luvas ou subornos. Importantes dirigentes políticos brasileiros, no poder ou na oposição, são suspeitos de receber propina das empresas de construção civil, através de intermediários.

TRF1 - A sigla corresponde ao Tribunal Regional Federal da 1.ª Região, que tem sido chamado a pronunciar sobre acções para suspender a nomeação do ex-Presidente Lula da Silva para o Governo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ADISAN
    21 mar, 2016 Mealhada 17:17
    Então..., e ainda há quem pense em unificar a língua?! Na verdade, eu não tenho nada contra os brasileiros continuarem a falar e escrever como estão habituados. Até gosto de encontrar textos em versão brasileira, pois, podemos não entender tudo, mas, pelo menos, identificamos de imediato a sua proveniência. Com o mixordês a que agora nos querem obrigar é que ficamos totalmente desorientados. É que o AO90 acaba por ser ainda bem pior, pois no conduz mesmo a interpretações totalmente erradas.
  • Alex
    21 mar, 2016 Lisboa 15:37
    Lula é "acusado", não é réu. Não há motivos legais para a destituição da Dilma, na realidade a oposição não admitiu a derrota nas eleições de 2014 e buscam, juntamente com a Globo e outras, tirar o PT a qualquer custo. O pano de fundo é o golpismo do PSDB e PMDB, oportunistas, patrocinados, como sabemos desde FHC, por capital externo de olho no Pré-Sal. Essa é a versão não-coxinha! O PT não é o único responsável pela corrupção, que se encontra em TODOS os governos, em todas obras públicas de todos os partidos. Mas o que a Globo mostra é o Lula acusado, enquanto políticos corruptos como Maluf, Cunha, Aécio, Sarney, Serra, FHC, seguem tranquilos, com patrimônios milionários, e qual é o patrimônio da Dilma? E do Lula? Onde estão as provas? Se hovessem provas reais, vvocês acham que a elite e a mídia deixaria impune? Qto ao acordo ortográfico, que Portugal julga improcedente, para nós brasileiros não faz muita diferença, temos uma população de 205 milhões, sétima economia global, assim, o português brasileiro (assim como a ciência e universidades), tem impacto internacional. Acho que quem tem mais a ganhar nessa aproximação são os lusos.
  • Galvão
    21 mar, 2016 Brasil 13:46
    Alguns pequenos detalhes: "coxinha" (além de "elite branca") tem sido utilizado indiscriminadamente pela esquerda a todos os que se opõe ao governo (que não se restringe à direita), supostamente "brancos, loiros, ricos e de olhos azuis". Muitos negros, contrários ao governo, carregam cartazes dizendo "Eu também sou elite branca!" a fim de mostrar a incoerência do rótulo. "Pagar o Pato" pode ser entendido como ser penalizado/prejudicado por culpa de outra pessoa . E o impeatchment de Fernando Collor ocorreu em 1992, não em 1982.
  • Arnaldo Figueiras
    19 mar, 2016 Sacavem 14:00
    Gíria?!?! Isto é do melhor português, de Portugau!! Ou não tivesse sido apadrinhado pelo maior corrupto político do Portugau, o qualquer coisa Sócrates. Engº domingueiro, aldrabão e mentiroso, prepotente e demagogo. Lula, vem para Portugau, a cela 44 ( ala das mulheres ) espera por ti! Pena é que uma cidade como Évora tenha sido conspurcada com a presença do coiso e com as visitas do chéché. Dizem para aí, que o filho do badamerda mario soares não tem educação. É de admirar, pois com um pai como o chéché, se fosse educado é que seria admiração. E o chéché, já respondeu como responsável pelo atropelamento e fuga ? Mas destas porcarias não se fala nos jornais, pois quem tem cu tem medo. E os nosso pés de microfone e os escriturários dos jornais, só atacam os mais fracos e sem poder ou influencia.. Para quando a Fátima Felgueiras faz um programa sobre a aldrabona, ladra e fugitiva ex-autarca de Felgueiras? Será que os nomes de família têm influencia sobre a verdade ? Mãe é mãe, mas a verdade deve estar acima disso tudo. Se não for capaz, entregue esse trabalho a quem não tenha medo e seja capaz de o fazer com isenção.
  • Bati
    19 mar, 2016 Brasil 12:38
    Os papéis estão invertidos quem luta pela democracia é o povo que está indo para as ruas com camisas e bandeiras do Brasil. O partido do PT está, em minoria, com as bandeiras vermelhas e colocando fogo na bandeira do nosso país. É uma vergonha o que está acontecendo. Esse atual governo foi o mais corrupto de toda a história, fazendo campanhas sujas e desonestas. A Globo está sendo criticada pelo PT porque usa a imprensa pra falar a verdade com imparcialidade. Mas quem fala contra o governo Petista é altamente criticado. Dilma tem que renunciar e Lula não pode exercer cargo de Ministro pois é investigado pela Polícia federal. O Brasil um país tão grande e tão rico, uma natureza invejável, e tão mal governado..
  • csoares
    19 mar, 2016 Porto 12:12
    Ao ler estas expressoes, e nao deixando de lado o momento critico que o brasil vive, fico a pensar, porque razao tivemos que assinar um acordo ortografico com um pais qur tem uma linga que desconhecems, e vice versa, qual o motivo, andamos a pagar manuais , dicionarios novos, para sermos irmaos de lingua, e eu leio estas expressoes, e se nao me explicarem nao entendo rigorosamente nada. Qye raio de mundo este.
  • Gustavo
    19 mar, 2016 São Paulo 12:11
    Minha Cara Ana, Dizer que ontem tivemos mais de 1 milhão de brasileiros em manifestações de apoio ao governo PT é uma mentira digna das que são ditas por este governo corrupto da Sra. Dilma. As manifestações de ontem, mesmo sendo organizada e paga pelo partido que está no poder e por sindicatos ligados ao governo. Levaram os manifestantes, muitos deles pagos para estarem ali, serviram lanches e organizaram shows e mesmo assim, não conseguiram em todo o Brasil mais do que 360 mil manifestantes, número insignificante perto dos mais de 4 milhões que sairam as ruas por livre e espontânea vontade no dia 13 pedindo a renúncia desta presidente corrupta e a prisão do Sr. Lula. Triste ver que mesmo com todas as provas, documentos, gravações de conversas telefonicas e de reuniões, ainda existem algumas pessoas que tentam defender essa quadrilha que está governando o Brasil a mais de 13 anos. As provas contra eles são incontestáveis.
  • Ana
    19 mar, 2016 Braga 10:39
    Não vão falar dos milhares, no total mais de um milhão de brasileiros nas ruas de ontem em manifestação pacífica pela democracia e pelo governo Dilma não? Vocês estão tão seletivos como a Globo. Que decepção!!!!!!!!!
  • Antonio Torres
    19 mar, 2016 Figueira da Foz 10:26
    Porque será que a nossa comunicação social, noticia tanto a corrupção no Brasil, e se esquece do lugar que Portugal ocupa nesse campo?

Destaques V+