Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portugal disponível para receber cerca de dez mil refugiados

19 fev, 2016 - 14:13

António Costa enviou cartas a homólogos de alguns dos Estados-membros mais pressionados pelos fluxos migratórios.

A+ / A-

O primeiro-ministro português, António Costa, enviou cartas a homólogos de alguns dos Estados-membros mais pressionados pelos fluxos migratórios disponibilizando-se para receber mais cerca de 5.800 refugiados além da quota comunitária. Deste modo, Portugal poderia vir a acolher no total um número próximo de 10 mil refugiados.

“Sabemos que hoje há boas oportunidades. Desde o sector agrícola às universidades, há um vasto leque de oportunidades que são úteis, aliás, à sociedade portuguesa. É uma solução em que satisfazemos o interesse de todos", disse António Costa, esta sexta-feira, à margem da cimeira europeia que decorre em Bruxelas.

O acolhimento, sublinhou, permite satisfazer o "interesse de protecção internacional do refugiado, o interesse de muitos Estados-membros de ver aliviada a pressão que existe sobre a sua própria capacidade de acolhimento e o interesse que Portugal tem também de, para além de cumprir os seus deveres de protecção, ver preenchidas necessidades que temos em falta”.

O chefe de Governo enviou na semana passada cartas à Grécia, Itália, Áustria e Suécia, nos mesmos termos da proposta apresentada no início do mês à chanceler alemã, Angela Merkel, disse fonte do Governo à agência Lusa.

Em causa está a disponibilidade do Governo português para, "no espírito da solidariedade europeia", acolher até mais cerca de 5.800 refugiados, além da "quota" destinada a Portugal no quadro do sistema de recolocação de refugiados entre os Estados-membros (4.295 pessoas ao abrigo do mecanismo de recolocação e 191 pessoas ao abrigo da reinstalação - ou seja, provenientes de países fora da UE - num total de 4.486).

Ensino, agricultura, florestas

A proposta apresentada por António Costa aponta para a disponibilidade do Governo em acolher cerca de dois mil estudantes universitários, 800 no ensino vocacional e entre 2.500 e três mil refugiados qualificados para trabalhar nas áreas agrícola e florestal, precisou fonte governamental à Lusa.

Nas cartas enviadas, o chefe do Executivo afirmou o compromisso em garantir que a "Europa continue a ter apenas fronteiras externas e não fronteiras internas".

A 18 de Dezembro, o primeiro-ministro tinha referido a disponibilidade de Portugal receber mais refugiados, ao abrigo da recomendação de Bruxelas aos 28 países da UE, para acolhimento voluntário de candidatos a asilo que se encontram na Turquia.

Ao abrigo do mecanismo europeu de recolocação, que inclui 160 mil pessoas, Portugal recebeu 26 refugiados.

Na cimeira a decorrer até esta sexta-feira, em Bruxelas, os chefes de Estado e do Governo da UE já exigiram "ver uma substancial e sustentável redução do número de entradas ilegais" a partir da Turquia para a Europa.

Nas conclusões sobre migrações da reunião, lê-se que para a redução "substancial e sustentável" são precisos "mais e decisivos esforços também no lado turco para garantir uma implementação efectiva do plano de acção".

Após cerca de dez horas de reunião, os líderes dos 28 reafirmaram ainda que a "rápida e completa implementação" do plano conjunto da União Europeia/Turquia "continua uma prioridade", para travar o fluxo de migrantes e combater os contrabandistas.

[notícia actualizada às 18h18 - com declarações de António Costa]

Refugiados, pobreza, desemprego. Uma mistura explosiva filmada às portas da Europa
Refugiados, pobreza, desemprego. Uma mistura explosiva filmada às portas da Europa
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    21 fev, 2016 aveiro 18:30
    Raios !!! mas o que vão fazer nesta sociedade , cheia de problemas .........?????
  • JULIO
    20 fev, 2016 vila verde 12:49
    Os refugiados não querem Portugal para isso jà tinham o seu pais
  • Paulo
    19 fev, 2016 Lisboa 20:23
    O comentários que aqui proliferam são um pequeno exemplo do que se passa na forma como a europa encara a questão dos refugiados, empurra para lá e empurra para acolá aqui é que não, há pessoas que não compreendem que a necessidade de outros povos procurarem refugio noutros países derivado das guerras tudo por causa do mundo industrializado é uma questão muito delicada e tem que ser tratada de forma solidaria por todos em conjunto e não à canalha desumano do dá cá o meu e os outros que...
  • Eborense
    19 fev, 2016 Évora 18:52
    Têm é que vir depressa, porque está na altura de irem limpar as florestas, tal como disse o Dr. Costa. Vão parecer formiguinhas dentro das florestas!
  • Maria
    19 fev, 2016 Porto 17:08
    o resultado das eleições está à vista....
  • Maximus
    19 fev, 2016 16:53
    Realmente o que estamos a precisar mesmo é de uma catrefa de muçulmanos... qual choque cultural.
  • FCMM
    19 fev, 2016 braga 15:02
    Mais uma vez p/ os outros de outros países TUDO, p/ os portugueses que trabalham NADA. Realmente é melhor seguir o conselho do Passos vamos trabalhar noutro país pedir a nacionalidade desse país e quando decidirmos vir p/ Portugal vimos como refugiados "coitadinhos" e teremos TUDO. Sabem que mais portugueses vamos todos embora desta vergonha e deixem os país somente p/ os politicos.

Destaques V+