Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​“Não podemos dizer que todos os refugiados serão bem-vindos"

22 jan, 2016 - 11:10

Primeiro-ministro francês repete a ideia de que a Europa já atingiu a capacidade de acolhimento e defende o reforço de controlo nas fronteiras.

A+ / A-

O primeiro-ministro francês, Manuel Valls, defende que a Europa já não suporta o fluxo migratórios de refugiados que se tem estado a registar nas suas fronteiras.

Em entrevista à cadeia britânica BBC, o chefe de Governo francês diz mesmo recear que a procura pela Europa esteja a ameaçar a estabilidade da União Europeia, defendendo o, por isso, o reforço do controlo das fronteiras.

“Não podemos dizer ou aceitar que todos os refugiados sejam bem-vindos à Europa”, disse Valls, reconhecendo que que a Alemanha é um dos países que enfrenta “maiores desafios”.

“A primeira mensagem que temos de enviar agora, com toda a firmeza, é que não podemos acolher todos os refugiados na Europa”, insistiu.

É a segunda vez que o primeiro-ministro francês manifesta opinião no sentido de fechar as portas da Europa. Em Novembro, numa entrevista a um jornal alemão, Valls considerou que os países europeus atingiram os seus limites e que a Europa não podia aceitar mais ninguém.

Também no ano passado, o presidente do Conselho Europeu alertou para os riscos que a Europa enfrenta perante esta crise de refugiados. Perante o Parlamento Europeu, Donald Tusk considerou que a questão pode desencadear "mudanças tectónicas" e que tem “potencial para mudar a União Europeia” construída até agora.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+