Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Polícia Marítima portuguesa salva 22 crianças de bote a afundar na Grécia

23 jan, 2016 - 11:41

Foram resgatados “em grandes dificuldades” um total de 52 migrantes, dos quais 22 bebés e crianças, sete mulheres e 23 homens. Polícia Marítima encontra-se em Lesbos no âmbito da agência Frontex.

A+ / A-
Polícia Marítima portuguesa salva 22 crianças de bote a afundar na Grécia
Polícia Marítima portuguesa salva 22 crianças de bote a afundar na Grécia

A Polícia Marítima (PM) portuguesa salvou na sexta-feira 22 crianças de um bote prestes a afundar no meio da travessia entre a Turquia e a ilha grega de Lesbos.

Segundo um comunicado da Autoridade Marítima Nacional, houve uma equipa, que durante a patrulha, “detectou um bote coberto de água com dezenas de migrantes e refugiados a bordo a necessitar de socorro, em pânico, totalmente molhados e prestes a entrar em hipotermia face às baixas temperaturas” que se fazem sentir em Lesbos.

Do bote, “em grandes dificuldades”, lê-se no comunicado, foram resgatados um total de 52 migrantes, dos quais 22 bebés e crianças, sete mulheres e 23 homens, sendo que uma mulher tinha uma perna partida e um idoso sofria de mobilidade reduzida.

Depois do resgate, a equipa da Polícia Marítima levou os migrantes até ao porto de Skala Sikaminea. Na chegada encontravam-se diversas ONG e médicos que ajudaram no desembarque e no apoio aos náufragos, descreve a mesma nota.

A Polícia Marítima, que se encontra em Lesbos desde 1 de Outubro integrada na missão “Poseidon Rapid Intervention”, da agência Frontex, vai manter o seu apoio até ao dia 30 de Setembro deste ano.

Até ao momento, a equipa já resgatou mais de 2.153 migrantes e refugiados que corriam risco de vida, sendo 527 bebés e crianças.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fernando Pereira
    24 jan, 2016 Aveiro 10:04
    Serviço meritório destes homens dedicados ao resgate. Provavelmente teriam a missão facilitada de fossem usados arrastões de pesca transformados em navios de guerra. A recolha destas famílias desgraçadas seria feita à ré, "alando" a embarcação com os seus ocupantes, de uma única vez, como se fosse a arte de pesca..
  • rosinda
    23 jan, 2016 palmela 13:19
    Com tantas noticias ainda acabamos por ficar doidos! Parece -me que ontem na televisao falaram que a maioria das criancas estavam mortas fiquei constrangida de tal forma que acabei por desligar a televisao !

Destaques V+