Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Nova coluna de ajuda humanitária mobilizada para aliviar fome em Madaya

14 jan, 2016 - 10:45

Cidades cercadas pelas forças do regime sírio recebem camiões com alimentos e produtos médicos para suprir graves carências da população.

A+ / A-

Uma coluna de ajuda humanitária de meia centena de camiões deixou esta quinta-feira Damasco, com destino a Madaya, cidade síria cercada há seis meses por forças pró-governamentais onde, segundo relatos de várias organizações não-governamentais no terreno, há pessoas a morrer à fome.

De acordo com a Cruz Vermelha Internacional, os 44 camiões transportam farinha, produtos médicos e de higiene para os residentes de Madaya, cidade de 42 mil habitantes, localizada a 40 quilómetros a oeste de Damasco.

Mais 22 camiões rumam para as aldeias xiitas de al-Foua e Kerfraya, cercadas por rebeldes no noroeste de país, a cerca de 300 quilómetros de Madaya.

Na segunda-feira, foi autorizada a entrada de colunas humanitárias nas três cidades cercadas, surgindo relatos de um cenário trágico, com centenas de pessoas em perigo de vida devido à subnutrição.

Em Madaya, as equipas médicas locais afirmaram que muitas pessoas já morreram à fome. A organização Médicos sem Fronteiras já contabilizou quase 30 vítimas da fome. Activistas da oposição ao regime afirmam que já dezenas morreram de fome.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+