Tempo
|
A+ / A-

China. Demolida estátua gigante de Mao Tsé-Tung

08 jan, 2016 - 20:11

Poucos dias depois de ter sido inaugurada e das fotografias se terem tornado virais, a estátua construída na província de Henan veio abaixo, alegadamente por ordem de Pequim.

A+ / A-

A estátua gigante de Mao Tsé-Tung que foi inaugurada há poucas semanas na província de Henan, na China, foi demolida, alegadamente por ordem de Pequim.

A imagem dourada que media mais de 30 metros foi erguida por iniciativa de cidadãos locais e empresários, ironicamente numa das províncias que foi mais duramente atingida pela grande fome causada pelas reformas industriais do pai da revolução comunista chinesa.

A estátua passou bastante despercebida até que fotografias começaram a ser divulgadas por uma agência noticiosa local e rapidamente se tornaram virais. Os internautas reagiram com curiosidade, mas, nalguns casos, com revolta pelo que consideravam ser um desperdício de mais de 400 mil euros.

Um trabalhador local, citado pelo jornal britânico "The Guardian", diz que lhe constou que a demolição da estátua foi ordenada porque esta estava a ocupar o terreno de um agricultor, mas especula-se que Pequim tenha mandado destruir a obra por causa das atenções e criticas que estava a gerar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mafurra
    12 mai, 2016 Lisboa 15:37
    Cumpriu-se a mais elementar justiça. Mao Tse Tung não passou de mais um psicopata ao estilo de Estaline, Hitler e outros "iluminados" que vieram a este mundo só para fazer sofrer. Que a terra lhes seja bem pesada !

Destaques V+