Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Estado Islâmico reivindica queda de avião russo no Egipto

31 out, 2015 - 14:54

Os apoiantes do Estado Islâmico estão a circular um vídeo que alega mostrar a explosão do avião russo no ar. As autoridades continuam a apontar para falha técnica.

A+ / A-
Estado Islâmico reivindica queda de avião no Egipto
Estado Islâmico reivindica queda de avião no Egipto

Um grupo terrorista aliado ao auto-proclamado Estado Islâmico, que actua na região do Sinai, no Egipto, reivindicou este sábado a queda do avião russo que se despenhou esta manhã, matando os 224 passageiros que transportava, mas alguns os especialistas desconfiam que seja apenas propaganda.

Numa mensagem circulada no Twitter, o grupo diz que “os combatentes do Estado Islâmico conseguiram abater um avião russo sobre a província do Sinai que transportava 220 cruzados russos. Foram todos mortos, graças a Deus”.

Está também a ser circulado um vídeo, de muito má qualidade, que mostra um avião a explodir no ar, mas a veracidade da filmagem carece de confirmação.

As autoridades egípcias e russas continuam a dizer que o avião caiu devido a uma falha técnica e há indicações de que o piloto terá pedido autorização para aterrar de emergência no aeroporto mais próximo.

O especialista em jihadismo da Quilliam Foundation, Charlie Winter, diz que é sabido que os rebeldes no Sinai possuem mísseis, mas que estes têm um alcance de apenas 15.000 pés e o avião estava a cerca de 30 mil. À falta de provas concretas, o especialista conclui que a reivindicação dos terroristas não passa de propaganda.

Numa altura em que decorrem as investigações, familiares e amigos das vítimas da queda do avião russo no Egipto continuam à espera de informações no aeroporto de S. Petesburgo. Começam agora a conhecer-se algumas das histórias das pessoas que perderam a vida do desastre aéreo.

Familiares das vítimas em choque. "Tive um pesadelo esta noite"
Familiares das vítimas em choque. "Tive um pesadelo esta noite"

O acidente matou os 224 passageiros, na esmagadora maioria russos, que viajavam a bordo do aparelho. Eram quase todos turistas que regressavam de férias em Sharm El-Sheikh, na costa egípcia.

[Notícia actualizada às 15h36]

Queda de avião russo no Egipto faz 224 mortos
Não houve sobreviventes no desastre aéreo
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • carlosayres
    31 out, 2015 Rio Maior 19:24
    Não acredito, piamente, que o estado islâmico tenha tido qualquer intervenção na queda do avião russo, sobre o Sinai, isto perante as informações veiculadas pelas autoridades russas. Contudo, está visto que esta gente não olha a meios e a pessoas, para aplicar a sua tortura mortal. É um bom momento para que os russos se apercebam que a guerra que trava o estado islâmico, é dirigida a todo o mundo e que, em conformidade com a alegria manifestada na queda do avião, com duzentas e tal pessoas a bordo, a Rússia terá de tomar uma posição e juntar-se aos países que procuram acabar com este macabro tipo de terrorismo. É tempo do mundo se unir e não fazer de contas que esta guerra não é com eles, que não lhes diz nada. Diz e é contra todos, pelo que são necessária outro tipo de medidas, com mais impacto no terreno, por forma a eliminar de vez esta raiz do mal.
  • Rui
    31 out, 2015 Lisboa 19:19
    A Rússia sofreu a paga por ter abatido no ano passado um avião civil Holandês com passageiros inocentes nos céus da Ucrânia.
  • Daniel
    31 out, 2015 Oeiras 17:38
    Não é nenhuma novidade esta notícia, eu já desconfiava. A Rússia resolveu meter-se num ninho de vespas sem ser tida nem achada, agora vai sofrer as consequências. Lá diz o velho ditado: "Quem semeia ventos colhe tempestades".
  • António Costa
    31 out, 2015 Cacém 16:10
    A estância de Sharm El-Sheikh fica no sul do Sinai. Um avião a cair e a deitar fumo é bastante visível a partir do solo e pode ser filmado facilmente. O avião caiu ainda no Sinai. O exame da caixa negra poderá dissipar eventuais dúvidas sobre as causas da queda do aparelho.

Destaques V+