Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo promete soluções para trabalhadores da construção regressados de Angola

05 ago, 2015 - 15:45

Sindicato da Construção em Portugal garante que há casos de trabalhadores a passar fome nos arredores de Luanda. José Cesário promete mais atenção no terreno.

A+ / A-
O governo vai procurar soluções para os trabalhadores da construção civil que regressaram de Angola, garante o Secretário de Estado das Comunidades.

À saída de uma reunião com o Presidente do Sindicato da Construção em Portugal, José Cesário diz que a solução poderá passar pela reconversão e até pela formação profissional de alguns trabalhadores.

“É uma situação que nos preocupa a todos, sabemos que há uma diminuição significativa do volume de trabalho em Angola, particularmente no sector da Construção Civil.”

“No caso de trabalhadores que regressaram, o Governo vai estudar cmo muita rapidez soluções no domínio da reconversão e formação profissional, que possam vir a atender pelo menos os casos mais graves”, diz o secretário de Estado.

Houve ainda lugar para algumas denúncias por parte do sindicato, sobre alegadas situações ilegais no terreno. “O sindicato transmitiu-nos um conjunto de situações, que temos de confirmar, como abusos e salários em atraso. Vamos reafirmar aos nossos diplomatas em Luanda a importância de estarem atentos”, confirmou José Cesário.

Albano Ribeiro, presidente do sindicato, fala em casos de trabalhadores que já passam fome: “É preciso que o governo intervenha, porque há cerca de 200 empresas que foram à falência em Portugal e que levaram trabalhadores para lá e estão a fazer lá o que fizerem em Portugal. Essas empresas deixaram mais de 200 milhões em dívidas a trabalhadores. Na zona de Viana, que fica a 15 quilómetros de Luanda, há pessoas a passar fome”, realça o sindicalista
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+