Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

F. Medina

Voto antecipado vai contar com 90 mesas em Lisboa. "Estamos a aprender"

26 set, 2019 - 09:58

Fernando Medina e João Taborda da Gama comentam as medidas anunciadas pela nova diretora dos Jerónimos e da Torre de Belém e o voto antecipado em Lisboa para as legislativas.

A+ / A-
Fernando Medina e João Taborda da Gama - Jerónimos mais caros, cultura e voto antecipado - 26/09/2019

O presidente da Câmara de Lisboa afirma na Renascença que está tudo a ser preparado para que o voto antecipado para as eleições legislativas corra melhor do que nas europeias.

“Temos feito um trabalho intenso em ligação com Ministério da Administração Interna” e “vamos ter 90 secções abertas” na Cidade Universitária, avança Fernando Medina nesta quinta-feira.

As secções de voto vão estar distribuídas entre a Reitoria, a Faculdade de Letras e a Faculdade de Direito. E desta vez não haverá fila única.

Nas europeias (em maio), havia apernas 10 secções de voto.

Até agora, em Lisboa, estão inscritas 16 mil pessoas para votar antes do dia 6 de outubro – o que vai acontecer no próximo domingo, dia 29.

“Estamos a aprender neste processo”, afirma o autarca lisboeta, para quem o “voto antecipado é uma grande medida de combate à abstenção”.

“Estamos a aprender, mas estamos muito melhor do que estávamos e estou confiante”, conclui.

No debate desta quinta-feira, o principal tema em análise foram as intenções anunciadas pela nova diretora dos Jerónimos e da Torre de Belém. Em entrevista à Renascença, Dalila Rodrigues defende descontos para os portugueses à entrada destes dois monumentos e filas e bilhetes diferentes para turistas e nacionais.

“Tenho dúvidas da legalidade de uma medida desta natureza”, afirma Fernando Medina recordando uma outra situação em que a legislação europeia impediu medida semelhante.

O presidente da Câmara de Lisboa compreende, contudo, a posição da nova diretora: são dos monumentos mais visitados, as receitas arrecadadas acabam por financiar outros monumentos e há obras necessárias que ainda não foram feitas.

João Taborda da Gama apresenta outra solução: espaços gratuitos para todos e boas exposições pagas, também por todos.

Mas o que este comentador não entende é porque é que a cultura e o património não entram na campanha. “Ou não dá votos ou as pessoas não estão para aí viradas”.

“Mas a questão é macro, é preciso percebermos onde queremos investir e trazer as pessoas para a cultura”, defende, sublinhando que “ver quadros não é a última forma de cultura”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Kelly
    27 set, 2019 Lisboa 11:31
    Bem vi parte do debate entre FERNANDO Medina e Ferreira Leite.Medina crispado irracional a defender o indefensável e o POVO já não é tao inculto e não viajante .Nacional e internacionalmente Tancos pôs em causa Países e Bens com possíveis ataques terroristas foi um caso de EMERGENCIA INTERNACIONAL.Como um caso tao GRAVE com fortes repercussões internacionais não é do conhecimento de todos?Temos casos alegadamente com mortes Humberto etc e Sá Carneiro com possiveus intervenções internacionais e que continuam no segredo do DEUS dos DEUSES.A não comunicação internacional provocaria o descrédito total do ESTADO Português.Nestas situações há ´código internacional a cumprir.

Destaques V+