Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portugal alcança nível "A" em todas as principais agências de rating

01 mar, 2024 - 21:18 • Lusa

Desde 2011 que Portugal não tinha este registo. A Standard & Poor"s subiu esta sexta-feira o "rating" nacional.

A+ / A-

A Standard & Poor"s subiu esta sexta-feira o "rating" de Portugal de "BBB+" para "A-", com perspetiva positiva, com o país a voltar, 13 anos depois, a estar entre os níveis "A" de todas as principais agências.

A Standard & Poor"s (S&P) era a única das quatro principais agências de "rating" que ainda avaliava a dívida soberana portuguesa entre os níveis "B", mas com a melhoria de hoje alinhou a notação com a Moody"s, a Fitch e a DBRS, que subiram no ano passado o "rating" de Portugal.

O "rating" é uma avaliação atribuída pelas agências de notação financeira, com grande impacto para o financiamento dos países e das empresas, uma vez que avalia o risco de crédito. As escalas de avaliação do nível "A" utilizadas pelas agências diferem, com umas a utilizarem "A-/A/A+" e outras "A1/A2/A3".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joaquim Correto
    01 mar, 2024 Paços 23:16
    ...e o PS continua em segundo nas sondagens! Há qualquer coisa que está a falha na comunicação ou na contra-informação que está a ser passadas aos eleitores! Com uma divida abaixo dos 100% do PIB, com a economia que mais cresceu na UE, com o desemprego baixo e estável, etc. e mesmo assim 71% dos inquiridos num recente sondagem a dizer que é preciso mudar! Algo está a correr muito mal na comunicação!

Destaques V+