Tempo
|
A+ / A-

Web Summit 2023

​Web Summit 2023. Regular inteligência artificial? “Vamos ter menos inovação”

15 nov, 2023 - 08:42 • Cristina Nascimento

Especialista do MIT Andrew McAfee reconhece que há riscos associados à inovação e aos avanços da tecnologia, mas defende que, ponderadas vantagens e desvantagens, é mais vantajoso ter menos regulação.

A+ / A-

“Quanto mais regularmos a inteligência artificial, menos inovação vai existir”. A ideia foi defendida este terça-feira, no Palco Central da Web Summit, pelo investigador do Massachusetts Institute of Technology (MIT) Andrew McAfee, numa apresentação sobre regulação da Inteligência Artifical.

Este investigador reconhece que há um “acesso generalizado a tecnologia poderosa” e que esse cenário traz alguns riscos, mas considera que, ainda assim, há mais vantagens num ambiente mais livre.

McAfee dá como exemplo o trabalho que durante anos foi desenvolvido sobre a tecnologia mRNA e que permitiu desenvolver em tempo recorde vacinas contra a Covid. “Houve uma altura inicial da investigação que parecia que esta tecnologia não ia ser segura. Devemos estar todos gratos por ter sido permitido que os trabalhos nesta área continuassem”, diz McAfee, lembrando que assim foi possível que “o tempo difícil da Covid fosse muito mais curto”.

McAfee argumenta ainda que há outras áreas do conhecimento e da sociedade que não são reguladas e que representam igual ou maior risco.

“Por exemplo, quando alguém estuda, por exemplo, no MIT, ninguém lhes pergunta se o conhecimento que vão adquirir só vai ser usado para o bem”, argumenta.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joaquim
    15 nov, 2023 Paços 11:09
    Neste momento regular a inteligência artificial já não chega, é mesmo preciso proibi-la! Claro que tem que ser um acordo mundial, caso contrário vai gerar fortes desequilíbrios! É um monstro que está a crescer sem controlo e vai chegar a um ponto que vai mesmo ficar descontrolado!

Destaques V+