Tempo
|
A+ / A-

Inspeção Geral das Finanças avança com auditoria à TAP

27 out, 2023 - 13:53 • João Pedro Quesado

A auditoria aos negócios da transportadora aérea com a Airbus e no Brasil foi pedida no relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito, aprovado em julho.

A+ / A-

O pedido da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) vai ser cumprido. A Inspeção-Geral de Finanças (IGF) vai realizar uma auditoria às contas da TAP para avaliar os negócios da Airbus e da operação de manutenção e engenharia no Brasil.

De acordo com o jornal ECO, que avançou a notícia esta sexta-feira, o Ministério das Finanças emitiu o despacho após receber a notificação formal do relatório da CPI, e remeteu à IGF "a incumbência para proceder nos termos entendidos por relevantes, à luz das suas competências”.

Em julho, o PS aprovou sozinho o relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito. Nesse relatório, é pedida "com caráter de urgência" uma inspeção e auditoria da IGF "às contas da TAP SGPS e TAP SA".

A intenção da inspeção é "apurar cabalmente todos os pagamentos e contratos relacionados com os negócios de compra e atividade da TAP ME Brasil“, que provocou um buraco superior a mil milhões de euros na empresa.

Por outro lado, é solicitada à IGF a fiscalização dos pagamentos da TAP à Airbus, "às empresas de David Neeleman e ao próprio, à Atlantic Gateway, ao Grupo Barraqueiro e a Fernando Pinto“, assim como os contratos de consultoria que a TAP pagou.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria
    27 out, 2023 Palmela 13:41
    Os meus pais falavam em cirusgioes barbeiros " muito depois da idade media!

Destaques V+