Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Succession na vida real? Rupert Murdoch já não é presidente da Fox e News Corp

21 set, 2023 - 14:54

De forma menos dramática do que na série inspirada pela família Murdoch, o filho de Rupert vai ser o novo presidente de empresas muitas vezes envolvidas em polémicas.

A+ / A-

Rupert Murdoch, o histórico proprietário de órgãos de comunicação social um pouco por todo o mundo, anunciou esta quinta-feira que vai deixar a presidência da Fox e do grupo News Corporation, detentor de jornais do Wall Street Journal, do Sun e da Sky News Australia, entre muitos outros. Quem sucede a Rupert nos cargos é o filho, Lachlan Murdoch.

"Durante toda a minha vida pessoal, tenho estado envolvido diariamente com notícias e ideias, e isso não vai mudar", escreveu Rupert Murdoch num memorando aos trabalhadores, noticiado pelo The Wall Street Journal. "Mas é a altura certa para assumir papéis diferentes, sabendo que temos equipas verdadeiramente talentosas", declarou.

Rupert Murdoch descreveu ainda o filho Lachlan Murdoch, que vai assumir os cargos de presidência das duas empresas, como "um líder apaixonado e com princípios". Com 92 anos, Rupert fez questão de sublinhar que "as nossas empresas estão com saúde robusta, tal como eu".

Continuando o tom cuidado de transição de poder para não afetar as valiosas empresas que o pai criou, Lachlan parabenizou Rupert Murdoch pela carreira de 70 anos, e agradeceu "a sua visão, o seu espírito pioneiro, a sua firme determinação, e o legado duradouro que deixa às empresas que fundou e às incontáveis pessoas que tocou".

Esse impacto pode ser medido, por exemplo, através da indemnização de mais de 780 milhões de dólares que a Fox pagou à Dominion, uma fabricante de sistemas de votação eletrónica. A indemnização foi fixada num acordo para evitar que um processo de difamação contra a Fox News, acusada de transmitir alegações falsas sobre o envolvimento da Dominion numa tentativa de roubar as eleições presidenciais de 2020 a Donald Trump, chegasse a julgamento - expondo detalhes do funcionamento interno do canal.

A Fox ainda enfrenta um outro processo, da Smartmatic, no valor de 2,7 mil milhões de dólares, por os seus jornalistas e convidados fazerem alegações semelhantes sobre o envolvimento da empresa nas eleições de 2020.

Dos jornais da Austrália para polémicas em todo o mundo

Muito antes de inspirar a série de sucesso da HBO, a carreira de Rupert Murdoch começou pelos jornais, na década de 1950, no seu país natal, a Austrália. O The Economist chegou a dizer que foi Murdoch a inventar o tablóide moderno, numa peça de 2011 em que já dizia que era tempo do empresário se reformar.

Murdoch chegou ao hemisfério Norte na década seguinte, quando comprou o britânico News of the World e, de seguida, o The Sun. O News of the World acabou por fechar em 2011, anos após o início de alegações que o jornal colocou escutas ilegais nos telemóveis de cerca de sete mil pessoas. Rupert Murdoch chegou a pressionar o primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, a não investigar as alegações.

A expansão do império mediático aos Estados Unidos da América começou por um jornal local, na década de 1970, a que se seguiu a compra do mais influente New York Post alguns anos depois.

Após obter a cidadania norte-americana, Rupert Murdoch entrou no negócio audiovisual através da 20th Century Fox, e chegou às televisões quando comprou vários canais e criou o grupo Fox Broadcasting, em 1986. A Fox News surgiu em 1996, para competir com a CNN, e acabou por se tornar a líder de audiências entre os canais de notícias por cabo nos Estados Unidos.

Deste lado do Atlântico, Murdoch criou a Sky em 1984. O canal começou pelo Reino Unido, ganhou força depois de uma fusão em 1990, e a marca expandiu-se à Alemanha e à Itália, entre outros países, até ser vendida, depois de uma guerra de licitações, à Comcast - que também é proprietária da NBCUmiversal e da DreamWorks.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+