Tempo
|
A+ / A-

EDP reduz preço do gás natural em 26% a partir de outubro

08 set, 2023 - 14:19 • Sandra Afonso

Para as famílias, a fatura do gás desce cerca de 20% na EDP e sobe 4% na Galp, a partir de 1 de outubro. Na eletricidade não há alterações.

A+ / A-

A EDP anunciou, esta sexta-feira, que vai descer o preço do gás natural em 26%, a partir de 1 de outubro, mas para as famílias a fatura sofre um alívio de cerca de 20% devido ao aumento das tarifas de acesso às redes - que afetam a componente fixa da fatura e variam consoante o escalão de consumo -, que entram também em vigor em outubro.

Em declarações à Renascença, a empresa justifica esta descida com “alguma melhoria sentida nos mercados internacionais de energia para a aquisição de gás natural”.

A EDP Comercial diz que “tem condições para reduzir a componente de energia da fatura dos clientes residenciais, em média, em 26%, a partir de 1 de outubro.” Já o preço da eletricidade “manter-se-á inalterado até ao final do ano”.

Esta é a segunda vez que a EDP baixa os preços do gás este ano, depois dos aumentos expressivos de 30 euros, em outubro de 2022.

Em abril, a empresa já tinha baixado o preço do gás natural para as famílias em cerca de 20%.

A Galp também já anunciou alterações para outubro. Vai aumentar o preço do gás natural em 4%, dado o “aumento dos custos de energia nos mercados grossistas e a subida das tarifas de acesso às redes" pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos. Na eletricidade não há alterações.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+