Tempo
|
A+ / A-

Dados do INE

Quase 40% dos trabalhadores não foram promovidos em 2022

27 jul, 2023 - 14:28 • Lusa

Os que mais beneficiam de promoção são os trabalhadores sem funções de gestão, revela um inquérito do INE.

A+ / A-

Menos de 40% dos trabalhadores das empresas portuguesas não receberam qualquer tipo de promoção, em 2022, revela um inquérito às práticas de gestão divulgado esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística.

O estudo mostra que, no ano passado, 38,6% dos trabalhadores com funções de gestão não teve qualquer promoção, enquanto entre os que não têm funções de gestão houve 33,9% que não foram promovidas.

Em ambos os casos, o universo de não promovidos recuou face a 2016, ano em que esta situação abrangeu 51,3% e 44,3% dos trabalhadores, respetivamente.

Os dados resultam do inquérito às práticas de gestão observadas no ano passado e atualizam os anteriores, recolhidos em 2016.

O documento conclui ainda que o "incentivo à autonomia dos trabalhadores" foi a “principal prática de gestão de recursos humanos em 2022, levada a cabo por 45,5% das sociedades respondentes”.

Este valor traduz uma subida de 10,4 pontos percentuais face a 2016, com o estudo a mostrar que a aposta na contratação de quadros especialistas surge em segundo lugar como a prática de gestão mais referenciada pelas empresas.

Os resultados agora divulgados foram apurados com base em 3.254 respostas válidas.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+