Tempo
|
A+ / A-

EDP com lucros de 437 milhões nos primeiros seis meses

27 jul, 2023 - 18:28 • Sandra Afonso

Entre janeiro e junho, os lucros da EDP subiram 43%, face ao período homólogo. Até ao final do ano a empresa conta apresentar mais de mil milhões em lucros.

A+ / A-

A EDP anunciou esta quinta-feira lucros de 437 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano.

A elétrica justifica estes resultados com a “recuperação de +68% da produção hidroelétrica que tinha sido fortemente impactada pela seca extrema em Portugal no 1º semestre de 2022”.

A empresa acrescenta, ainda, que “no final de julho o nível médio dos reservatórios das albufeiras da EDP em Portugal encontra-se em máximos dos últimos 10 anos”.

São dados avançados na nota enviada ao regulador da bolsa e publicada ao final da tarde pela Comissão do Mercado e Valores Mobiliários (CMVM).

O investimento bruto da EDP atingiu os 2,9 mil milhões no primeiro semestre de 2023, a grande maioria (97%) em energias renováveis e redes de eletricidade, o que segundo a elétrica “reforça o compromisso com a transição energética”.

Até ao final de 2023, a EDP conta alcançar um lucro na ordem de 1.100 milhões de euros. Espera ainda conseguir um lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) de cerca de 5 mil milhões de euros.

Para a dívida líquida, o objetivo da EDP é fechar o ano próximo dos 15 mil milhões de euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+