Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Taxa de inflação cai 0,6 pontos percentuais para 3,4% em junho

30 jun, 2023 - 09:41 • Lusa

Estimativa rápida foi avançada esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

A+ / A-

A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) baixou para 3,4% em junho, menos 0,6 pontos percentuais que em maio, segundo a estimativa rápida avançada esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com o INE, "tendo por base a informação já apurada, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá diminuído para 3,4% em junho de 2023, taxa inferior em 0,6 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior".

O instituto estatístico acrescenta que esta desaceleração "continua a ser, em parte, explicada pelo efeito de base, resultante do aumento de preços dos combustíveis verificado em junho de 2022".

Quanto ao indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) terá registado uma variação de 5,2% no mês em análise (5,4% no mês anterior).

O INE aponta que a variação do índice relativo aos produtos energéticos "diminuiu para -18,8% (-15,5% no mês precedente)" e que o índice referente aos produtos alimentares não transformados "terá desacelerado para 8,5% (8,9% em maio)".

O INE acrescenta que a taxa de variação média nos últimos 12 meses foi de 7,8% (contra 8,2% registados no ano acabado em maio).

Já o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português terá registado uma variação homóloga de 4,7% em junho, que compara com 5,4% no mês precedente.

O INE regista que os dados definitivos referentes ao IPC do mês de junho de 2023 serão publicados no próximo dia 12 de julho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+