Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Lagarde avisa que os juros vão continuar a aumentar

15 jun, 2023 - 15:36 • Sandra Afonso

"Até posso ir mais longe. Posso dizer que sem uma alteração das condições base, muito provavelmente iremos continuar a subir as taxas de juro em julho", afirmou.

A+ / A-

No dia em que o BCE subiu todas as taxas diretoras em 25 pontos base, a Presidente do Banco Centro Europeu (BCE), Christine Lagarde, avisa que a viagem ainda não terminou e que os juros não vão ficar por aqui, em julho as taxas deverão voltar a aumentar.

"Já acabámos? Já concluímos a viagem? Não! Ainda não chegámos ao destino, ainda temos caminho para percorrer", afirmou.

"Até posso ir mais longe. Posso dizer que sem uma alteração das condições base, muito provavelmente iremos continuar a subir as taxas de juro em julho, o que não será surpresa, porque estamos determinados em alcançar o nosso objetivo".

A presidente do BCE reagiu ainda à decisão da Reserva Federal, a autoridade monetária norte americana, que esta semana anunciou uma pausa no aumento das taxas.

"Temos subido as taxas de juro e, a não ser que haja uma alteração material das condições de base, vamos continuar a subir na próxima reunião. Não estamos a pensar em pausas", reiterou.

O Banco Central Europeu justificou a subida desta semana com a revisão em alta da inflação, apesar da recente descida.

Os especialistas do Eurosistema dizem agora que a inflação atingirá 5,1% em 2023, 3,0% em 2024 e 2,3% em 2025 e reduziram ainda ligeiramente as projeções para o crescimento económico deste ano e do próximo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+