Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

BCE

“Não há evidências” de que inflação já tenha atingido o pico

01 jun, 2023 - 15:15 • Sandra Afonso

Taxas de juro vão continuar a subir, indica presidente do BCE.

A+ / A-

“Não há evidências” de que inflação já tenha atingido o pico, um aviso deixado esta quinta-feira pela presidente do Banco Central Europeu (BCE), num discurso em Hanover.

Apesar do forte abrandamento em maio, Christine Lagarde diz que ainda não é previsível o regresso da inflação homóloga aos 2% “até ao segundo semestre de 2025".

Lagarde deixa assim a indicação de que os juros deverão continuar a subir.

A ideia é reforçada pelas atas, hoje publicadas, da reunião de 4 de maio do conselho do BCE, onde os governadores assumiram o compromisso de voltar a subir os juros.

A presidente do BCE deveria passar a mensagem de que ainda não chegou o momento de parar este ciclo de aumentos.

Em maio, o agravamento dos juros abrandou, com uma subida de apenas 25 pontos base, apesar das vozes que pediam o dobro, uma subida de 0,50%. Vingou a proposta mais baixa, com a ressalva de que não está em vima da mesa nenhuma pausa, os juros vão mesmo continuar a subir.

A autoridade monetária decidiu ainda reforçar o compromisso com a retirada progressiva dos apoios às economias mais endividadas, como Portugal, através da compra de dívida.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+