Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Famílias continuam a levantar depósitos e empresas adiam investimentos

30 mai, 2023 - 18:01 • Sandra Afonso com redação

Dados do Banco de Portugal indicam uma diminuição dos pedidos de crédito em abril deste ano.

A+ / A-

Em abril, os depósitos bancários das famílias diminuíram em mais 450 milhões de euros, ainda assim, o ritmo de levantamentos abrandou, segundo os dados nesta terça-feira publicados pelo Banco de Portugal.

Já as empresas, pelo segundo mês consecutivo aumentaram o dinheiro depositado, uma subida de 479 milhões. Mas dinheiro parado é dinheiro que não está a ser investido.

Crédito à habitação em travagem

Com o aumento dos juros, ficou mais caro pedir dinheiro emprestado, o que está a reduzir a procura.

Segundo o Banco de Portugal, abril registou uma contração, pelo terceiro mês consecutivo. A banca emprestou mais de 99 mil milhões para compra de casa, o que representa uma diminuição de 100 milhões de euros, face ao mês anterior.


Os pedidos de crédito ao consumo também estão em abrandamento.

Empresas adiam investimentos

Segundo estes dados, nas empresas, os pedidos de crédito estão em queda há quatro meses.

Em abril, registou-se uma descida homóloga de 1,6%, tendo este sido "o quarto mês consecutivo em que os empréstimos às empresas se reduziram relativamente ao mês homólogo do ano anterior”, diz o banco de Portugal.

As empresas que mais cortaram nos pedidos de crédito trabalham “nos setores da eletricidade, gás e água, do alojamento e restauração e das indústrias transformadoras.”.

Esta não é, contudo, uma situação específica de Portugal, já que também na zona euro, estão a abrandar os empréstimos a famílias e empresas, segundo dados do Banco Central Europeu para março.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+