Tempo
|
A+ / A-

Vem aí novo aumento no preço dos combustíveis

19 mai, 2023 - 12:27 • Olímpia Mairos

Gasolina e gasóleo devem ficar mais caros um cêntimo e meio por litro.

A+ / A-

A próxima semana deve trazer más notícias para quem for abastecer o automóvel. Os preços dos combustíveis voltam a aumentar.

De acordo com o site Contas Poupanças, o litro do gasóleo e da gasolina deve passar a custar mais um cêntimo e meio.

Este será o segundo aumento consecutivo dos preços dos combustíveis.

De acordo com os dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), o preço médio do litro de gasolina em Portugal custa atualmente 1,641 euros enquanto o do gasóleo custa 1,427 euros.

Os preços são definidos por cada operador, sendo estes apenas valores médios e de referência. Se quiser alguma poupança, deve abaster o carro este fim de semana.

Os novos preços já têm em conta os descontos aplicados pelas gasolineiras e a revisão das medidas fiscais temporárias para ajudar a mitigar o aumento do preço dos combustíveis.

Até ao final deste mês, “a redução da carga fiscal passará a ser de 30 cêntimos por litro de gasóleo e de 31,6 cêntimos por litro de gasolina em maio”. Ou seja, uma redução de 2,8 cêntimos no caso do gasóleo e de 2,4 cêntimos na gasolina.

Recentemente, o ministro das Finanças disse no Parlamento que as ajudas do Estado representam atualmente um desconto de 27 cêntimos por litro de combustível.

Em declarações na Comissão de Orçamento e Finanças, Fernando Medina voltou a lembrar que a conjuntura externa é exigente e o Orçamento não consegue ajudar todos, mas medidas de apoio estão a fazer a diferença e deixa como exemplo os combustíveis.

“Cada português paga hoje menos 27 cêntimos por litro quando vai à bomba de gasolina do que pagaria sem qualquer medida pública”, declarou o ministro das Finanças.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+